A vela de ignição é um dispositivo elétrico inserido e encaixado dentro da câmara de combustão, também chamada de cabeça do cilindro ou tampa do distribuidor. A vela de ignição é responsável pela ignição dos combustíveis transformando-se em força motriz, criando uma faísca elétrica.
Uma vela de ignição é dividida em várias partes:
- Eletrodo central - O eletrodo central é feito de cobre espesso ou ferro-níquel e conduz eletricidade. Esta parte é responsável por emitir os elétrons porque é a parte mais quente do plug.
- Isolador - Esta parte é feita principalmente de porcelana e envolve o eletrodo central. É responsável por fornecer suporte ao eletrodo central, isolando uma alta tensão.
- Ponta do isolador - A ponta do isolador se projeta para a câmara de combustão a partir do eletrodo central. É composto por cerâmica de óxido de alumínio. Esta peça foi projetada para ter boa condutividade térmica e pode suportar 1200 graus Fahrenheit e 60000 volts.
- Caixa de metal - A caixa de metal ou o casco da vela de ignição permite que a vela de ignição seja conectada e instalada em um soquete localizado na tampa do distribuidor do motor. Esta parte elimina o calor do isolador e o repassa para a tampa do distribuidor, e assim, serve como base para faíscas durante a ignição.
- Terminal - localizado no topo da vela de ignição e conectado ao sistema de ignição.
- Eletrodo de aterramento - é feito de aço com alto teor de níquel, fundido ao redor da carcaça de metal da vela de ignição e fica muito quente quando o motor está funcionando.
- Costelas - Esta parte evita que a eletricidade vaze do terminal, da caixa de metal e do isolador.
- Vedações - Esta parte da vela de ignição garante que não haverá vazamento da câmara de combustão.
Aqui estão as etapas para trocar os cabos da vela de ignição:
- Obtenha um kit de reparo de velas em uma loja de peças automotivas. Certifique-se de comprar um extrator de vela de ignição, se não estiver incluído no kit de reparo.
- Abra o capô do seu carro e localize os fios da vela de ignição.
- Com cuidado, retire o fio da vela de ignição agarrando cuidadosamente a parte inferior do fio usando o extrator de fio da vela de ignição.
- Pegue o novo fio e certifique-se de que o fio substituto tenha o mesmo comprimento do original.
- Conecte o novo fio prendendo-o à tampa do distribuidor.
Vela de ignição com defeito
A vela de ignição é uma parte essencial do motor do seu carro e uma vela de ignição com defeito certamente evitará que seu carro funcione bem. Como a vela de ignição não é uma parte móvel do motor, ela pode ser duradoura e resistente ao desgaste, mas o exame cuidadoso dos fios de vez em quando e a troca deles garantirá que o motor esteja em um estado saudável.