Os fios das velas de ignição, também chamados de fios de alta tensão, fornecem eletricidade do sistema elétrico do seu carro para cada vela de ignição. As velas de ignição, por sua vez, fornecem carga para a câmara de combustão, o que resulta na queima do combustível. Sem uma vela de ignição, o motor do seu carro não funcionará. Um fio de alta tensão ruim pode resultar em queima de combustível ineficiente ou falha na ignição. Em alguns casos, seu carro pode nem mesmo funcionar ou dar partida se um dos fios da vela de ignição não estiver transmitindo eletricidade corretamente.
Mudança do fio da vela de ignição
Freqüentemente, um ajuste, troca de óleo ou troca de vela de ignição não incluirá necessariamente uma troca de cabo de vela de ignição, a menos que você especificamente peça por isso. No entanto, trocar os fios das velas de ignição é uma atividade que você pode fazer sozinho, com conhecimento suficiente e as ferramentas certas.
Vá até a loja de peças automotivas e compre um conjunto de fios para velas de ignição. É melhor comprar um conjunto e virá em conjuntos de três ou quatro, dependendo da configuração do motor. Por exemplo, um motor 4 em linha precisará de 4 cabos de vela de ignição. Um V6 exigirá dois conjuntos de 3 fios de vela de ignição.
Embora você possa substituir apenas um fio de vela de ignição, geralmente é melhor substituir todo o conjunto, porque fios diferentes podem produzir fluxos de eletricidade inconsistentes, que não são bons para o seu motor. Observe que os fios das velas de ignição têm medidas diferentes, pois cada fio se destina a uma vela de ignição específica em série.
Abra o capô e coloque-o de pé. Normalmente, é melhor trabalhar no motor de manhã ou depois de estacioná-lo e deixá-lo esfriar por cerca de duas horas. Caso contrário, você pode usar luvas de proteção para proteger as mãos contra o calor do motor.
Retire os fios das velas de ignição. Você pode usar um extrator de fio de vela de ignição. Mas como eles estão simplesmente presos no lugar pelo isolamento de borracha, você pode retirá-los facilmente. Puxe-os pela base e não pelo fio.
Retire os fios da vela de ignição da tampa do distribuidor. Observe a sequência dos fios. É melhor anotar isso em um pedaço de papel.
Depois de remover o conjunto de fios, você pode transferir as braçadeiras ou clipes para o novo conjunto, para que possam ser facilmente presos no lugar no motor.
Prenda os novos fios à tampa do distribuidor. Lembre-se da sequência que você anotou anteriormente. Ao conectá-lo no lugar, espere até ouvir um leve clique ou estalo, o que significa que o fio está encaixado corretamente.
Conecte os fios em suas respectivas velas de ignição. Novamente, ouça o som de clique suave.
Se seu carro tiver um fio de bobina, troque-o. Isso vai do centro da tampa do distribuidor em direção à bobina. Muito parecido com os fios das velas de ignição, você terá que esperar por um estalo suave, que deve indicar que ele está firmemente encaixado no lugar.
Ligue o carro e verifique se o momento está certo. Na maioria dos veículos com injeção de combustível, o tempo é controlado eletronicamente, portanto, você não precisará de ajustes adicionais.
Ao trocar os fios das velas de ignição, invista em fios de boa qualidade, pois isso afetará a eficiência do seu motor. Você não quer ter uma queima ineficiente ou desigual, o que resultará em gases de escape sujos e que podem resultar em problemas no motor a longo prazo.