A válvula responsável por permitir que uma quantidade de gases de escape ou de emissão entre ou circule de volta para a câmara de combustão de seu Ford Contour é conhecida como Recirculação de Gases de Escape ou válvula EGR. Se seu carro falhar em um teste de emissão, isso pode significar que seu veículo tem uma válvula EGR defeituosa. O mau funcionamento pode ser causado por um diafragma danificado ou por um problema mecânico. Isso significa que a válvula fica presa na posição fechada ou aberta. De qualquer forma, você precisará substituir essa válvula o mais rápido possível. Como saber se a válvula EGR do seu veículo está com defeito? Você notará que o carro tem uma marcha lenta muito difícil ou que resvala com a aceleração. Felizmente, substituir esse componente é bastante fácil. Este artigo o orientará na remoção da válvula com defeito e na instalação de uma nova em seu Ford Contour.
Prepare as ferramentas e equipamentos de que você precisa. Para este projeto faça você mesmo, você deve ter uma chave inglesa de 22 mm e uma chave inglesa ao seu lado. Você também precisará de um conjunto de catraca e soquete e um raspador de plástico. Compre uma nova válvula EGR e tenha-a pronta para instalação. Ligue para a loja de suprimentos automotivos local e pergunte se eles oferecem válvulas de reposição para o seu modelo específico de carro. Também é altamente recomendável que você substitua a gaxeta da válvula, portanto pergunte ao vendedor se ele também a tem em estoque. Se o abastecimento automático estiver tendo dificuldade em encontrar as peças de que você precisa, informe-os de que a peça também é conhecida como válvula de injeção de gás secundária ou válvula Kombi.
Desligue o carro e desconecte a energia antes de fazer qualquer trabalho. Para evitar choques durante a instalação, desligue o veículo desengatando o cabo do terminal negativo da bateria do seu carro.
Remova a válvula EGR com defeito. Para modelos de motor 2.0l, você precisará remover o ressonador de admissão do Ford Contour. Este é um pequeno tubo retangular feito de plástico que está localizado na parte superior e traseira do motor do carro. Isso faz parte do sistema de admissão de gás do seu veículo. Para os modelos com motor 2,5L, será necessário retirar o tubo da saída do filtro de ar. Você poderá ver a válvula EGR assim que remover este tubo. Se você ainda está tendo dificuldade em localizar a válvula, procure-a do lado do motor. Parece um cogumelo de metal que foi achatado. Tem um diâmetro de cerca de 8 centímetros e a mangueira presa ao topo. Retire a porca do coletor de admissão encontrada na parte inferior de sua válvula EGR antiga. Você pode usar a chave inglesa de 22 mm ou a de pé-de-cabra. Você também pode desconectar isso usando uma catraca. Com a mão, desconecte a mangueira de vácuo do carro da tampa da válvula. Com uma chave de fenda, desparafuse os parafusos de montagem que prendem a válvula EGR antiga. Levante a válvula EGR liberada, incluindo a gaxeta. Retire o material da junta. Você pode encontrar isso na parte superior da superfície do coletor de admissão. Faça isso com cuidado para evitar danos à base de montagem. Se você tiver problemas para levantá-lo, use um raspador de plástico.
Coloque a válvula EGR de substituição. Posicione a nova válvula onde a antiga costumava estar. Inclua a nova gaxeta se você optou por alterá-la também. Aparafuse os parafusos de montagem suavemente com as mãos para evitar danificar as roscas dos parafusos. Prenda a porca do coletor de admissão na parte inferior da válvula EGR de substituição. Você também pode fazer isso manualmente. Aperte suavemente todas as conexões e conecte a mangueira de vácuo. Coloque os tubos do filtro de ar ou ressonador de admissão. Restaure a eletricidade para o seu carro conectando os cabos à bateria.
Deixar de substituir uma válvula EGR defeituosa não resultará em nenhuma circunstância de risco de vida; no entanto, diminuirá a vida útil do veículo e prejudicará seu desempenho. A limpeza periódica também é necessária para prolongar a vida útil de sua válvula. Você pode fazer isso puxando a válvula EGR e esfregando a passagem inferior com um furador. Isso o ajudará a remover quaisquer depósitos de carbono.