"Sinais, sinais, em todos os lugares há sinais", como costumava dizer a velha canção do Creedence Clearwater Revival. Esses sinais são usados para uma variedade de coisas, desde orientação e decoração até a venda direta ou publicidade de itens. A maioria desses sinais é feita de metal e estanho, mas alguns dos clássicos antigos são feitos de madeira. Dos três tipos de material a madeira é o menos durável mas confere uma certa personalidade aos sinais realizados. Muitos marceneiros ganham a vida fazendo placas retrô feitas à mão para colecionadores ou proprietários de empresas. Ainda há espaço na estética europeia para esses signos clássicos.
Se você quiser aprender a fazer uma placa de madeira, precisará dos seguintes itens:
Bloco de desenho
lápis
Pincéis
tintas
Caneta a lenha
Martelo
Formão
Lápis e bloco de desenho
Power carver
Mancha de madeira
Selante de madeira
Depois de ter seus materiais, use estas instruções para fazer os sinais:
Projete o sinal. Pegue seu lápis e bloco de desenho e primeiro esboce o sinal que deseja fazer. Tente fazer um guia de escala ao lado do esboço para que você tenha uma representação precisa do sinal. Lembre-se de que quando você começar a esculpir a placa na madeira, o menor dos erros fará com que você descarte aquele pedaço de madeira e comece tudo de novo. Isso seria uma perda de tempo e de madeira.
Escolha a madeira. Você precisa decidir que tipo de madeira vai usar para o seu letreiro. Para durabilidade, selecione carvalho, pinho ou freixo. Esta também é uma ótima seleção porque a madeira é fácil de esculpir. Ao selecionar sua madeira, certifique-se de que ainda haja casca.
Comece a esculpir. Pegue o desenho que você criou na Etapa 1 e comece a esculpir sua placa. Use um martelo e formões de tamanhos diferentes para as diferentes linhas que você usará para o sinal. Os cinzéis largos são melhores para contornos de letras e desenhos em relevo, então use os menores para detalhes e acabamento. Você também pode usar um entalhador elétrico. Os entalhadores são melhores para entalhar, gravar e lixar e, se você não estiver muito acostumado com um cinzel, um entalhador mecânico será mais útil para seus propósitos.
Queimando. Uma caneta para lenha também é ótima se você quiser gravar desenhos nas placas. Isso é ótimo se você quer aquele visual rústico e primitivo para seus sinais. Canetas de queima de madeira também são relativamente mais fáceis de usar do que um conjunto de cinzel ou um entalhador de energia.
Areia e acabamento. Depois de terminar de fazer seu sinal, você notará que sobrou um monte de lascas de madeira. Para evitar que as pessoas fiquem lascadas, lixe as bordas e a placa com uma lixa ou lixadeira elétrica. É melhor pintar ou colorir seus sinais depois de lixá-los. Finalmente, use um selante de clima transparente ou tinta para madeira para garantir que seus sinais resistam bem aos elementos.
Depois de projetar seus sinais maravilhosos e atraentes, você pode colocá-los à venda em vários meios de comunicação.
Online: crie um site para vender seus sinais.
Ao ar livre: Use sinais para vender seus sinais! Simplesmente coloque seus sinais em estradas com tráfego intenso e certifique-se de que eles contenham suas informações de contato.
Remessa: Coloque suas placas em lojas de antiguidades locais ou empresas locais. Às vezes, as placas se vendem sozinhas, então certifique-se de colocá-las em áreas bem visíveis.