Algumas indústrias e organizações incluem processos que exigem que o pessoal manuseie e use materiais perigosos no local de trabalho e, como tal, os requisitos de segurança são altamente essenciais em todos os momentos. Destes, o Sistema de Identificação de Materiais Perigosos (HMIS), originalmente desenvolvido para a indústria de tintas pela National Paint and Coatings Association (NPCA) (agora conhecido como European Coatings Association (ACA)) como um padrão de segurança proprietário para conformidade com OSHA, é agora usado no local de trabalho por trabalhadores que lidam com materiais perigosos para determinar claramente o perigo potencial do material para a saúde, precauções especiais e requisitos de manuseio que devem ser seguidos.
NFPA adverte estritamente os funcionários
Embora possam ser semelhantes em conceito, o HMIS é um padrão proprietário que não deve ser confundido com o padrão de rotulagem de segurança NFPA, que usa diamantes coloridos. Além disso, a NPCA / ACA e a NFPA alertam estritamente os funcionários e empregadores para não misturarem os dois padrões de segurança como um híbrido e que o HMIS não deve ser usado em situações de emergência.
Devido à confusão potencial que os diferentes sistemas de etiquetagem fornecem, o guia a seguir mostrará como as etiquetas HMIS são lidas.
O rótulo. Ao contrário do sistema de rotulagem NFPA, que está em formato de diamante, o HMIS usa quatro listras horizontais coloridas para cada uma das seguintes seções: Saúde, Inflamabilidade, Risco Físico (agora substitui a Reatividade) e Proteção Pessoal.
Cada seção recebe um número para classificar o potencial de risco do material, de 0 a 4, mas esse sistema de classificação é muito diferente do que é usado nas etiquetas da NFPA. Para obter mais detalhes sobre as classificações, consulte um site especializado que fornece informações detalhadas sobre as classificações HMIS.
Seção de saúde. Esta barra é usada para transmitir ao trabalhador o potencial perigo para a saúde do material quando está sendo manuseado ou usado, é de cor azul e tem dois quadrados brancos em branco, um para um asterisco para denotar um aviso especial de que o material é potencialmente crônico perigo para a saúde se manuseado incorretamente; o segundo quadrado é para a classificação numérica, que da seguinte forma: 4 (Mortal), 3 (Perigo Extremo), 2 (Perigoso), 1 (Perigo Leve), 0 (Sem Perigo).
Inflamabilidade. Esta barra é colorida de vermelho e é usada para indicar a potencial inflamabilidade do material. Há um único quadrado em branco para classificar o material em termos de inflamabilidade: 4 (Ponto de inflamação abaixo de 73ºF / Ponto de ebulição abaixo de 100ºF), 3 (FP abaixo de 100ºF), 2 (FP abaixo de 200ºF), 1 (FP acima de 200ºF), 0 (não inflamável).
Perigo físico. Esta barra é de cor laranja e é usada para mostrar o perigo físico potencial que o material pode causar se manuseado incorretamente, especialmente se exposto a calor, água, gases, eletricidade ou outros que possam fazer com que a substância reaja violentamente. Um único quadrado em branco é usado para indicar as seguintes classificações: 4 (Pode Detonar), 3 (Explosivo), 2 (Instável), 1 (Normalmente estável), 0 (Estável).
Proteção pessoal. Esta barra não fornece nenhuma classificação, mas usa um código de letra proprietário para indicar quais combinações de proteção pessoal necessárias ao manusear o material, já que as letras de A a K são combinações de proteção padronizadas. Por exemplo, A significa que a proteção para os olhos é apenas necessária; B requer uma combinação de proteção para os olhos e luvas; C pede proteção para os olhos, luvas e avental, e assim por diante.
Como essa barra também permite códigos de L a Z para combinações personalizadas de proteção pessoal, é importante que seu especialista em segurança tenha aconselhamento sobre esses códigos.
Manuseie materiais potencialmente perigosos
Ao compreender como os rótulos HMIS estão sendo usados, sempre que estiver prestes a manusear materiais potencialmente perigosos, você pode verificar os rótulos primeiro para saber como lidar com eles diariamente no local de trabalho.