A Internet é de longe o lugar mais fácil de publicar. Existem milhões de sites por aí e, na maioria das vezes, esses sites procuram conteúdo eficaz para atrair leitores e exibições de páginas.
Ficção: publicar ficção pode exigir um pouco de pesquisa e geralmente não compensa, mas existem muitos sites que procuram ficção para atrair leitores. Para publicar ficção online, você precisa saber a que nicho o site atende. Alguns terão tipos de histórias muito específicos, como pré-adolescentes com autismo ou avós que amam café, etc. Se a história não se encaixar no site, provavelmente será uma perda de tempo enviá-la. Qualquer história de ficção enviada deve ser concluída e livre de erros ortográficos ou gramaticais para aumentar as chances de ser publicada. Existem vários sites abrangentes que publicarão praticamente qualquer curta ficção, como o FictionPress.
Não ficção: publicar não ficção online é um pouco mais fácil, pois muitos sites procuram itens que as pessoas pesquisarão nos mecanismos de pesquisa. Muitos sites são financiados com anúncios de texto, como os anúncios do Google (AdSense), e contam com um alto número de visualizações de página para sua receita. Para que um item de não ficção seja publicado, ele deve ser aplicável ao site, ser algo que as pessoas provavelmente pesquisarão e ter uma densidade de palavras-chave adequada.
Conteúdo de SEO: sites de não ficção geralmente desejam que seu conteúdo seja amigável para SEO, o que significa que está otimizado para mecanismos de pesquisa. Os principais termos de palavra-chave no material devem constituir de 2 a 5 por cento do texto para obter o melhor posicionamento no mecanismo de pesquisa. Isso atrai os visualizadores à medida que procuram os itens com suas palavras-chave, e os itens que têm essas palavras-chave em número suficiente são listados. Existem programas e também sites que calculam a densidade de palavras-chave do texto, mas é mais fácil simplesmente calculá-la você mesmo; uma palavra-chave usada 3 por cento do tempo significa que é usada três vezes para cada cem palavras. Se você estiver usando o termo liberalmente, não deve ser um problema usá-lo muitas vezes naturalmente no texto, mas tome cuidado para não forçá-lo e criar um texto estranho.
Encontrando mercados: Para encontrar um mercado de não ficção, encontre um site que contenha informações sobre as quais você tenha algum conhecimento. Se você sabe muito sobre decoração de interiores, encontre um site especializado nisso e, em seguida, consulte os links do site na parte superior ou inferior da página. Muitos sites terão um link referente ao envio de material que será marcado como "enviar um artigo" ou "escreva para nós". Se o site não tiver esse link, use o link "entre em contato" que a maioria dos sites tem para perguntar diretamente se você pode enviar um item. Certifique-se de descrever qual é a sua especialidade na área ao solicitar a publicação. Se você está buscando pagamento e não tem certeza se o mercado paga por seu conteúdo, não envie o item inteiro. Envie o suficiente do item para que o editor sinta o conteúdo e o estilo de escrita,em seguida, pergunte quanto você espera do seu item, especificando quantas palavras ele contém.
Conteúdo associado: se tudo mais falhar, use AC. O Conteúdo Associado paga por artigos exclusivos que são bem escritos e relevantes. Eles não pagam por notícias ou ficção, mas pagam por outros conteúdos que não precisam de edição. É mais provável que o AC publique itens que ainda não publicou em seu site. Usando sua caixa de pesquisa, é fácil descobrir se eles têm sua ideia já publicada. Caso contrário, registre-se e envie o item. Eles contam com anúncios de texto e visualizações de página como a maioria dos outros sites, então lembre-se de suas diretrizes de palavras-chave ao enviar para eles. Para muitos escritores, o AC é um ponto de partida que lhe dará alguns artigos publicados que você poderá usar em outro lugar para mostrar seu estilo de redação a clientes em potencial.