Hoje em dia, os padrões para encontrar um bom emprego são altamente competitivos. Se você for um candidato, as chances são mínimas, especialmente se surgir a competição para obter a posição desejada. A única maneira de melhorar suas chances nessa área é tornar-se comercializável para um empregador em potencial. Ao levar este guia em consideração, você terá uma vantagem sobre como divulgar suas habilidades para obter a posição desejada.
Caráter e qualidades. Um candidato a emprego deve ter um potencial, mas como ele mostra que tem potencial? Um currículo ou curriculum vitae, não importa o quão extenso ou extenso seja, é uma ferramenta eficaz para determinar suas qualidades e capacidades. Pode não ser suficiente para impressionar um gerente de contratação, mas é uma boa ferramenta de início. O que ele busca é o caráter do solicitante assim que se encontrarem cara a cara.
Ao vender suas habilidades, ser passivo por ter a tendência de se gabar de realizações pode não lhe render um emprego, portanto, é melhor encontrar o equilíbrio entre esses dois aspectos. Um gerente de contratação é um observador atento do caráter.
Lembre-se de que as primeiras impressões sempre duram, portanto, no dia da entrevista, você precisa estar confiante, calmo, focado e ter energia para assumir o controle.
Sem exagerar, você pode falar de suas realizações e conjuntos de habilidades com uma voz calma e controlada. Assuma a liderança nos momentos certos no decorrer da entrevista, enfatize as habilidades e "qualidades" que você possui que podem ajudar o empregador e tenha o caráter que melhor reflete o trabalho. Você deve fazer o empregador acreditar que você tem pernas, potencial e a atitude certa para seguir adiante com o trabalho.
Aparência. Supor que a aparência é irrelevante para o emprego é errado para o gerente de contratação típico que considera a aparência de qualquer candidato como parte do processo de seleção. Se você vier bem arrumado, alerta, cheirando bem e limpo, usando o código de vestimenta certo e tudo mais e se puder vir para o trabalho da mesma maneira que se veste para a entrevista, o gerente de contratação irá avaliá-lo. Ele não contratará ninguém com menos do que o código de vestimenta e higiene adequados, a menos que o cargo seja provavelmente informal ou em uma posição criativa e que excentricidades artísticas sejam esperadas. Se a empresa for de vanguarda, o empregador é excêntrico e tem instruções explícitas sobre códigos de vestimenta incomuns.
Pesquisar. Antes de se candidatar ao emprego que deseja, analise primeiro a empresa, incluindo seu perfil, produtos e serviços, ambiente de trabalho, benefícios para funcionários, metas e visão de futuro e assim por diante. Também ajuda a considerar a arena competitiva em que a empresa está inserida, os outros concorrentes que a empresa está enfrentando e as tendências atuais que impulsionam o setor da empresa. Finalmente, considere se a empresa poderia atender às suas necessidades e vice-versa.
Saber o que esperar. Alguns gerentes de contratação têm perguntas sobre ações que você deve ter uma resposta para antecipar. Você pode respondê-las, mas tenha em mente que eles estão procurando por quaisquer sinais em seu caráter, quais pontos fortes e fracos você pode ter por sua linguagem corporal, gestos, maneirismos e o tom na maneira como você fala, especialmente quando você reage a uma pergunta. Alguns desses gerentes também notarão suas expressões faciais e como você usa seus olhos - mantenha contato visual favorável com o gerente. Todos esses fatores estão incluídos na avaliação do gerente sobre seu valor geral como funcionário em potencial.
Resumindo, com essas poucas considerações em mente, você pode vir preparado para a entrevista, mas caso perca a primeira chance de emprego, há outras vagas esperando por você.