Como reduzir o estresse antes de fazer um discurso?
Manuel Padrão Filho
• 4 min de leitura
Um dos maiores e mais comuns medos sentidos entre os humanos é o medo de falar em público. Se você está prestes a fazer um discurso e agora está desejando que tudo acabasse, é melhor respirar bem fundo e tentar relaxar. Leia algumas dicas úteis sobre como reduzir o estresse antes de fazer seu discurso.
Aproveite para assistir a alguns discursos. Se você ainda tem muito tempo de sobra antes de fazer seu discurso, é uma boa ideia assistir a alguns discursos e tentar vê-los com uma nova perspectiva. Observe que os discursos não precisam ser verdadeiramente inspiradores. Assistir a discursos o ajudará a vê-los simplesmente como são: uma pessoa expressando seus pensamentos para o público. Você também pode obter algumas boas dicas de outros palestrantes sobre como eles efetivamente se dirigem ao público e fazem seu discurso.
Esteja preparado. Essa é, na verdade, a melhor coisa que você pode fazer para garantir que será capaz de enfrentar o seu público com confiança. Se você estiver suficientemente pronto, pode até estar ansioso para fazer seu discurso adequadamente!
Conheça algumas dicas para se preparar para o seu discurso. Em primeiro lugar, saiba que você não precisa memorizar seu discurso. Basta criar um esboço do fluxo do seu discurso usando palavras-chave. Essas palavras-chave devem ajudá-lo a dar um sinal sobre o que você precisa conversar. Claro, se você precisar enfatizar algumas palavras, você pode querer memorizá-las ou pode usar flash como um auxílio visual (veja a dica abaixo).
Tenha bons recursos visuais. Se houver materiais fornecidos, bons recursos audiovisuais podem ajudá-lo muito a ter mais confiança em seu discurso. Sei que uma foto ou vídeo que traz para casa a seu ponto será muito apreciado pelo público e contará como um ponto para você também como um orador eficaz. Se houver algumas sentenças ou frases que você realmente precisa enfatizar, você pode flashear por meio de uma apresentação de slides e ler para o público, assim você não terá que memorizá-las. Se você estiver apresentando fatos e números, é duplamente importante apresentá-los por meio de recursos visuais, para que você não precise depender exclusivamente de seus poderes para explicar. Você pode dar ao público algum tempo para navegar pelos seus gráficos / tabelas preparados e isso é muito mais eficaz do que você ter que descrever as figuras sozinho.
Conheça algumas técnicas para fazer seu discurso. É comum que os palestrantes comecem a estabelecer um relacionamento com o público contando uma piada ou uma história engraçada. Saiba que uma piada engraçada com a qual seu público pode se identificar e que está relacionada ao discurso é ótima para deixar o público se aquecer em relação a você. Em seguida, a maioria dos palestrantes explica seus objetivos para o discurso ao público por meio de marcadores; essa etapa é ótima porque não apenas ajudará o público a saber o que pode esperar do discurso, mas também ajudará o palestrante a organizar melhor sua apresentação. Depois vem o corpo principal do discurso e, por fim, conclua com algo que possa se relacionar com as primeiras frases que você disse em seu discurso.
Lembre-se de que se sentir confiante para fazer seu discurso tem tudo a ver com preparação. Para obter mais dicas excelentes sobre como falar em público, por exemplo, como fazer seu público se sentir confortável com você durante seu discurso, clique aqui. Boa sorte!