Seu currículo costuma ser o primeiro vislumbre que um possível empregador terá de você. Ele chega à mesa do chefe muito antes de você ter a chance de causar uma impressão pessoal, portanto, certifique-se de que o mostra sob uma luz positiva.
Mesmo se você tiver uma quantidade limitada de experiência de trabalho, você precisa ter um currículo completo e bem escrito para abrir as portas. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fortalecer seu currículo:
Voluntário - em seu campo escolhido, se possível. Experiência de voluntário em sua profissão definitivamente adicionaria peso ao seu currículo, mas outras experiências de voluntariado também podem ser valiosas. Embora você não receba pagamento, o voluntariado permite que você ganhe gerenciamento de tempo, bem como outras habilidades.
Aceite empregos na profissão desejada quando estiver começando, mesmo que o salário seja menor do que você conseguiria trabalhar em outro lugar. A exposição ao negócio ajudará a construir seu currículo e será boa para o avanço de sua carreira. Além disso, você se colocará em posição de trabalhar diretamente com pessoas que um dia terão uma posição de mérito disponível. Você terá investido tempo e esforço para se colocar à frente de seu grupo de pares.
Busque estágios ativamente durante a faculdade. Você não apenas ganhará experiência de trabalho, mas novamente estará construindo uma rede de contatos de trabalho no futuro.
Inscreva-se em aulas e participe de seminários relacionados à área de sua escolha. Os candidatos que buscam agressivamente melhorar suas habilidades brilharão para um empregador em potencial.
A experiência de vida também conta. Organizar arrecadação de fundos, ajudar em campanhas políticas e administrar uma família fornecem experiências e habilidades que podem ser transferidas para o local de trabalho. Explique por que você incluiu esses itens e seja específico. Você pode escrever algo como: "Durante os anos de crescimento dos meus filhos, organizei e supervisionei uma série de eventos de arrecadação de fundos todos os anos. A participação nesses eventos me ajudou a aprimorar minhas habilidades organizacionais e de vendedor".
Expanda suas descrições. Não se limite a listar o cargo e as datas de emprego. Faça um esforço para explicar suas responsabilidades em cada posição e todas as promoções que você ganhou.
Certifique-se de incluir um segmento que explique seus objetivos profissionais de curto e longo prazo, mas adapte-os para corresponder ao que é alcançável na empresa para a qual você está se candidatando. Os empregadores querem que você tenha uma ideia do que o seu futuro reserva.
Não se esqueça da carta de apresentação. Uma carta de apresentação bem escrita dá a você a oportunidade de fazer o possível empregador querer conhecê-lo. Use um tom profissional, mas amigável, e destaque rapidamente seus ativos mais valiosos.