Parte do desafio de procurar trabalho é garantir que seu currículo profissional se destaque. O importante aqui é lembrar que a maioria das empresas recebe dezenas de currículos todos os dias, e a equipe de RH simplesmente não vai se incomodar em ler cada linha de cada página do seu currículo. Com isso em mente, é muito importante que você invista tempo redigindo uma declaração de perfil profissional que descreva de forma breve, mas sucinta, seu perfil de trabalho.
Você pode perguntar: o que é uma declaração de perfil profissional? Simplificando, é um parágrafo muito breve, normalmente de 4 frases, que descreve suas habilidades e experiências de trabalho relevantes. Basicamente, a declaração do perfil profissional é a sua oportunidade de se "vender" e de provar que seria uma grande adição à empresa. É diferente da declaração de objetivo de estilo antigo, que normalmente usa adjetivos mais generalizados e que se concentram em pedir ao empregador para cargos básicos. Já a declaração do perfil profissional é mais específica e detalha (sem ser muito prolixa) as competências que contribuiriam para o aprimoramento da empresa. Este perfil de informações é mais adequado para profissionais e executivos com larga experiência na área.
Se você estiver atualizando sua declaração de perfil profissional, deve levar dois fatores em consideração:
Suas habilidades, realizações e treinamento
A empresa para a qual você está se candidatando
Qual das habilidades e realizações você deseja destacar? Se você é um professor, por exemplo, pode querer declarar algo como: " Liderei aulas de mentoria para alunos do último ano que melhoraram consistentemente as notas dos alunos em uma média de uma letra". Se você deseja se candidatar como editor em uma revista, por exemplo, você pode querer escrever, "Altamente reconhecido por entrevistar celebridades de alto perfil que aumentaram as vendas da revista em até 15% e liderar equipes em atribuições de redação de longo prazo." Se você deseja se candidatar como vendedor, definitivamente gostaria de destacar seu perfil de vendas: "Experiência de dez anos em vendas forneceu bases sólidas na obtenção de contratos de milhões de dólares em mercados sólidos, dando apresentações de vendas dinâmicas e bem - sucedidas e facilitando o treinamento de vendas para novos funcionários. "
A chave aqui é revisar seu currículo e então pensar como o pessoal de RH; qual destes definitivamente chamaria sua atenção? Aproveite isso. E é aqui que entra a consideração das necessidades da empresa. Certifique-se de fazer uma pesquisa adequada sobre o perfil da empresa para ter uma ideia de quais são a visão e os objetivos da empresa, e o que eles consideram importante. A partir daqui, você teria uma ideia melhor de quais de suas habilidades seriam mais bem destacadas e como formulá-las.
Saiba que muitas empresas têm certas "palavras-chave" que procuram quando procuram currículos profissionais. Se você estiver se candidatando como secretária ou assistente pessoal, por exemplo, algumas dessas palavras-chave incluiriam " excelentes habilidades de comunicação ", "amplo treinamento em aplicativos de computador, como processamento de texto, planilha, software de banco de dados, entre outros" e " habilidades organizacionais." Saiba quais palavras-chave são "quentes" para a empresa e a posição específica que você está almejando, e seu currículo certamente irá subir ao topo da pilha.
Um dos melhores investimentos que você poderia fazer seria passar por um workshop de redação de currículo profissional. Você também pode fazer um estudo autônomo, navegando por diferentes perfis de exemplo em sites como resume-resource.com. Sites como esse fornecem dicas adicionais, como regras sobre como formatar seu currículo e outras coisas que você deve e não deve fazer para redigir um currículo.