Depois de decidir vender sua casa, a próxima grande decisão que você precisa fazer é como avaliar sua propriedade para venda. O valor da sua propriedade determina qual deve ser o preço pedido. Esta decisão não é sobre por que você quer vender sua propriedade e mesmo quanto você precisa receber, não é sobre você.
Passo 1
O valor da sua propriedade - o que alguém vai pagar por ela - é uma decisão estratégica baseada em vários fatores, além de cálculos adicionais, incluindo:
Características básicas como área quadrada, número de quartos e banheiros.
Áreas de estar extras e salas para fins especiais, como home office ou sala de mídia agregam valor.
Bibliotecas e salas de jardim são desejáveis em alguns locais e faixas de preço.
Condição da propriedade. Isso inclui o recurso de drive-up, bem como a presença ou ausência de reparos necessários.
Localização. Alguns locais de prestígio agregam valor à sua propriedade para venda, enquanto outros menos desejáveis irão diminuir o valor.
Preços comparáveis para outras casas semelhantes na sua vizinhança.
Condições de mercado. É um mercado de compradores com muitas casas à venda ou um mercado de vendedores?
Intangíveis e atualizações. Este é um guia completo para coisas que os compradores desejam e gostam. Eles podem agregar valor real à sua propriedade ou podem encorajar uma venda mais rápida. Intangíveis e atualizações incluem cozinhas e banheiros atualizados, bancadas de granito, novos eletrodomésticos, paisagismo profissional e iluminação paisagística, decks, piscinas, etc.
Valor avaliado. Este é o valor estabelecido pela autoridade tributária e geralmente está vinculado à área quadrada. O valor avaliado não reflete os outros fatores que podem influenciar o valor do seu imóvel no momento em que você está tentando vendê-lo.
Com que rapidez você precisa vender sua propriedade? É mais provável que a resposta a esta pergunta afete o preço pedido do que o valor real de sua propriedade.
Passo 2
Faça sua lição de casa. Você pode ter uma ideia inicial do valor de sua propriedade multiplicando sua área quadrada pelo custo médio por m2 em sua área. Existe uma grande quantidade de informações na Internet que podem ajudá-lo a avaliar de forma realista sua propriedade. Por exemplo, a Zillow fornece um banco de dados pesquisável de informações sobre casas à venda em sua área. Você poderá comparar o preço pedido, a área quadrada, as características e ver fotos de casas à venda. Ainda mais útil para você atribuir um valor realista à sua propriedade são as informações da Zillow sobre preços de venda, em vez de preços de venda, e o número de dias que uma propriedade está no mercado.
Etapa 3
Obter ajuda profissional para valorizar a sua propriedade. Os corretores imobiliários que atendem rotineiramente sua área terão experiência de mercado que você pode usar para estabelecer o valor de sua propriedade. Entre em contato com dois ou três agentes e solicite uma Análise Comparativa de Mercado (CMA). Você não precisa assinar um contrato com um agente para obter essas informações. A maioria dos agentes o ajudará com isso de graça na esperança de que listem sua casa com eles mais tarde.
Se desejar outra opinião independente, você também pode contratar um avaliador para analisar sua propriedade à venda e fornecer uma estimativa do valor justo de mercado. Este serviço custa normalmente entre 190€ e 300€. Pode encontrar profissionais que prestam este serviço em Respond.com.
O valor da sua propriedade é o fator mais importante na determinação do preço pedido. Mas você também precisa considerar as condições de mercado na precificação. O preço gira em torno da oferta e da demanda. Em um mercado comprador com muitas casas semelhantes à venda ou durante condições econômicas deprimidas, você pode querer reduzir o preço pedido em até 10% do valor da propriedade. No mercado de vendedores, você pode optar por pedir de 10% a 15% a mais do que o valor de avaliação de sua propriedade.