Como escrever um currículo SES?

Ser qualificado para uma posição SES significa que você terá uma vasta experiência
Ser qualificado para uma posição SES significa que você terá uma vasta experiência, e seu currículo deve descrever essa experiência.

Não importa quantos currículos você preparou durante o curso de sua carreira, seu currículo de Senior Executive Service (SES) será o mais complicado - mas talvez o mais importante. Este currículo é diferente de qualquer outro porque os empregos SES são alguns dos mais elitistas e competitivos do país. Seu currículo deve combinar as qualificações excelentes necessárias para garantir um emprego executivo com as qualificações exclusivas necessárias para obter um emprego no governo. Aqueles que fazem a contratação procuram líderes comprovados que possam interagir com sucesso com os membros mais importantes do governo federal. E seu primeiro passo nesse mundo é um ótimo currículo.

  1. Esqueça o que você aprendeu na faculdade. Sobre currículos, claro. Você provavelmente foi aconselhado a manter os marcadores em uma ou duas linhas e a limitar o seu currículo a uma página (mais sobre isso abaixo). Mas você precisa lembrar que está na fila para uma posição executiva em nível federal, portanto, as regras que se aplicam a um contador de nível básico não se aplicam a você. Você provavelmente está fora da faculdade há mais décadas do que gostaria de pensar, então sua seção de "educação" deve estar perto do fim. Seu currículo precisa estar focado nos exemplos mais duros de fazer, que irão garantir a você este próximo trabalho lucrativo. E se você usar marcadores, faça-os tão longos quanto necessário para ilustrar adequadamente as pessoas, lugares e circunstâncias que fizeram sua carreira e prepararam você para este próximo desafio.
  2. Vá longe. É normal - até esperado - que seu currículo SES tenha três páginas. Ser qualificado para uma posição SES significa que você terá uma vasta experiência, e seu currículo deve descrever essa experiência. Isso ocupa algum espaço! Mas se você estiver procurando por um currículo com mais de quatro páginas, precisa considerar uma maneira diferente de transmitir seus pontos de vista. Se você simplesmente não consegue condensar nenhuma cópia sem perder o impacto, anexe uma lista separada de seus projetos após o seu currículo. Um currículo longo é bom - um documento que rivaliza com Guerra e Paz, não.
  3. Nomes de nomes. A essa altura da carreira, você sem dúvida já trabalhou para algumas empresas importantes, portanto, não tenha medo de fornecer detalhes. Dê uma breve visão geral da empresa (o que eles fazem, quanto valem, número de funcionários, etc.). Mesmo se for uma empresa conhecida como McDonald's ou Reebok, a maioria das pessoas não sabe os números associados a eles. Ser vago fará o gerente de contratação se perguntar se você está escondendo algo, portanto, não generalize.
  4. Dê um antes e depois. Também é importante que você descreva os desafios e expectativas que encontrou em cada novo nível de sua carreira. Se você assumiu sua posição atual com a expectativa de tirar uma dívida de 160 milhões de euros de uma empresa automotiva - e você o fez - isso precisa ser totalmente explicado. Descreva onde a empresa estava quando você chegou, quais etapas você deu para alcançar o sucesso e como a empresa estava quando você saiu.
  5. Ilustre os resultados com histórias. Garantir o candidato certo para um cargo governamental de alto nível é um grande investimento de tempo e dinheiro, portanto, as pessoas que estão contratando estão dispostas a ler os currículos com atenção. Reserve um tempo para esboçar exemplos de histórias de como você alcançou resultados financeiros em sua posição anterior ou atual. Apenas certifique-se de que suas histórias não sejam contos de fadas. Mentir para o governo (mesmo "estender a verdade") não é uma boa ideia.
    É normal - até esperado - que seu currículo SES tenha três páginas
    É normal - até esperado - que seu currículo SES tenha três páginas.
  6. Seja preciso. Dê a eles um parâmetro para medir seu sucesso, em vez de apenas números. Se a empresa alcançou 600 milhões de euros em receitas enquanto você era presidente, diga a eles por que isso é tão bom. Compare com o ano anterior à sua chegada, quando as receitas eram de 300 milhões de euros.
  7. Destaque o sucesso por meio do crescimento. É fundamental que você descreva com eficácia suas capacidades de visão de futuro, e isso significa mostrar como você inovou no passado. Os cargos da SES têm como objetivo liderar mudanças, portanto, ajude-os a compreender que você é um candidato que pode evoluir e se adaptar com sucesso às novas circunstâncias - e orientar outros a fazerem o mesmo.
  8. Mostre-lhes o quadro geral. O diabo pode estar nos detalhes, mas um executivo de governo de alto escalão tem que ter o panorama geral em mente o tempo todo. Aponte como você desenvolveu visões estratégicas no passado - em tantos ambientes diferentes quanto possível. Uma posição federal significa lidar com pessoas diversas em ambientes diversos, portanto, mostrar como você lidou com o pensamento estratégico em situações únicas é uma via de mão única para uma oferta de emprego.
  9. Não se esqueça de seus ecqs. Certifique-se de incluir o Executive Core Qualifications como um adendo ao seu currículo e carta de apresentação. Você também pode ser obrigado a enviar qualificações técnicas, qualificações Gerencial Técnico, ou qualificações técnico-profissionais. Não perca um emprego perfeito para você simplesmente porque não pesquisou toda a papelada obrigatória.

Artigos relacionados
  1. Como escrever declarações ECQ?
  2. Como se candidatar ao desemprego por deficiência?
  3. Como entrar na carreira de recursos humanos?
  4. Como abordar potenciais empregadores em feiras de empregos?
  5. Como ser ético durante a rede de negócios?
  6. Como encontrar uma feira de empregos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail