Como se tornar um consultor de soluções corporativas?
Melissa Rodrigues
• 3 min de leitura
Um consultor de soluções corporativas é contratado por uma empresa para reproduzir as melhores práticas em uma área de especialização. Normalmente, um consultor não recebe os benefícios que a empresa compartilha com os funcionários regulares. Por outro lado, o bom é que a maioria desses empregos são de horário flexível, o que significa que são cobrados por produção, não por dia. Então, o que é preciso para se tornar um consultor de soluções corporativas? A lista a seguir pode ajudá-lo a se tornar um consultor de soluções corporativas.
Competências essenciais. Estas são suas habilidades. Um consultor deve ser um especialista na área em que a empresa precisa de soluções de investimento. Sua habilidade em profundidade e infinita é a primeira coisa que a empresa saberá sobre você. Você não pode ser consultor se não for treinado para ansiar por conhecimento.
Características de liderança. Você será contratado como um especialista em soluções. Isso significa que você será responsável por conduzir a empresa para uma direção nova e melhor. Você deve aprender a ser um bom comunicador, gerente de pessoas, solucionador de problemas e pensador analítico. Todos os seus insights serão considerados um padrão.
Experiência. Se vários consultores com a mesma habilidade se candidatarem ao trabalho, a experiência será o próximo fator. A experiência pode ser em relação ao número de anos ou ter prestado serviço a uma empresa semelhante. Os treinamentos e conferências de sistemas corporativos podem ser parte de sua experiência anterior na qual você adquiriu conhecimento.
Paixão. Consultores são contratados para dar respostas aos desafios da empresa. Portanto, você deve esperar problemas vindo em sua direção todos os dias. Você deve ser apaixonado no que faz para ver que os problemas são oportunidades e não ameaças. Você também deve ser flexível. Qualquer tipo de software corporativo que cada empresa possui, você precisa aprendê-lo.
Conheça as pessoas ou conexões certas. Preste atenção às pessoas ao seu redor durante as conferências e convenções das quais você participa. Eles podem levá-lo ao trabalho que você está procurando, uma vez que alguém importante o recomende. Esteja aberto à rede e conheça outras pessoas, especialmente agentes corporativos.
Tempo. Se você deseja ser um consultor em tempo integral, isso pode ser feito contanto que você tenha tempo como recurso. Você pode até se inscrever em duas empresas.
Currículo abrangente ou escopo de serviços. Seu currículo deve dizer tudo por que você merece o cargo. Indique toda a sua formação educacional e profissional. Compile toda a lista de empresas para as quais já trabalhou e indique no currículo quais as soluções de capital que disponibilizou para cada um dos desafios que lhe foram apresentados.
Junte-se a grupos de gerenciamento e compartilhe informações. Faça parte de uma associação - local e internacional - que está relacionada à sua expertise. Participe dos fóruns deles e compartilhe aos poucos o seu conhecimento até chamar a atenção deles para poder oferecer mais. Essas associações geralmente possuem boletins informativos e blogs online. Você também pode se candidatar a um cargo em sua associação. Ele pode aumentar sua imagem como consultor. Se você se tornar o presidente de sua associação, será fácil ser um consultor.
Comercialize você mesmo. Você pode criar seu próprio site e oferecer seus serviços. Publique-se gratuitamente.