Então você quer ser economista? Não é um trabalho fácil e, especialmente depois da recente turbulência financeira, não tem sido o trabalho mais desejável. No entanto, as etapas que você precisa seguir são bastante simples.
Cursos universitários introdutórios
Ensino médio: nada de especial a ser feito aqui. Não há nada que você possa estudar no ensino médio que o prepare especialmente para se tornar um economista. Tente se concentrar na matemática e preste atenção nas aulas de inglês. A economia depende de ambas as habilidades para se destacar. Provavelmente, você poderá assistir a uma aula de macro ou micro economia no ensino médio, mas lembre-se de que seus conceitos serão muito fundamentais e serão simplesmente repetidos em seus cursos introdutórios na universidade.
Faculdade: Em seu primeiro ano, faça uma aula introdutória macro ou micro. Isso lhe dirá se você gosta ou não de economia e se pode lidar com números, estatísticas, teorias, tabelas, gráficos e palestras. Economia de baixo nível pode ser um verdadeiro trabalho árduo, mas é algo que todo economista em potencial deve passar para chegar à 'diversão'. Se você acha que pode fazer isso por meio da economia fundamental, então parabéns, você tem o que é preciso para ser um economista! Declare sua especialização e procure cursos de economia de nível superior. Como aluno de graduação em economia, duas coisas são muito importantes: aprender matemática de alto nível, e fazendo pesquisas. A parte matemática é simples, supondo que você seja competente em matemática: basta fazer os cursos de matemática. No que diz respeito à pesquisa, você tem que fazer tudo o que puder para ser colocado sob a proteção de um professor. Em economia, a experiência em pesquisa é rei, e tê-la dará a você uma vantagem significativa sobre seus colegas.
Depois da faculdade: para ser economista, é necessário ter no mínimo um diploma de faculdade de quatro anos, embora não seja necessário ser em economia. Depois de se formar, você tem duas opções: fazer
pós - graduação ou entrar no mercado de trabalho. Qualquer uma é uma boa escolha no caminho para se tornar um economista, mas lembre-se de que se você quiser ensinar economia ou trabalhar em altos escalões do governo, quase certamente precisará obter um diploma de pós-graduação e, provavelmente, um doutorado.
Uma vez que você consegue um emprego em economia ou está na pós-graduação, você se torna um economista! Simples, hein? Bem, na verdade não. Você precisa fazer pesquisas sérias, de alto nível e originais e contribuir com a área para ser considerado um economista "de verdade". Requer muito trabalho e dedicação, o que é pedir muito à maioria das pessoas. Os economistas são uma raça rara.