Uma criança em idade pré-escolar é um punhado: você pode imaginar como é lidar com 10 a 15 deles em uma sala, todos ao mesmo tempo? Sim, isso é exatamente o que um dia normal é para um professor de pré-escola. É por isso que muitos programas de pré-escola são muito abertos para aceitar voluntários de pais ou responsáveis, a fim de ganhar alguma ajuda na sala de aula. Se você é pai de uma criança do jardim de infância e está interessado em oferecer parte do seu tempo para ajudar nas aulas dele, aqui estão algumas dicas e orientações para ajudá-lo:
Descubra os regulamentos da escola. Embora a maioria das pré-escolas receba voluntários, há alguns que são rigorosos quanto a permitir que apenas o professor e um ou dois auxiliares facilitem as experiências de aprendizagem do jardim de infância. Existem boas razões para isso, por exemplo, eles podem estar preocupados que os voluntários possam mostrar parcialidade óbvia para com seus próprios filhos, ou que possa haver algum conflito entre o professor e os voluntários. Descubra as políticas específicas do programa de sua própria pré-escola.
Saiba, no entanto, que como a maioria das escolas progressistas hoje em dia percebem a importância e o valor de trabalhar com os pais a fim de melhor aproveitar todo o potencial de cada criança, elas permitiriam que os pais fossem voluntários pelo menos durante dias específicos da semana ou durante ocasiões especiais.
Inscreva-se em um horário regular para o voluntariado. Para que o professor possa prever o tempo e os dias que você estará disponível para auxiliar nas atividades em sala de aula, sempre que possível, mantenha uma programação regular. Lembre-se de que as rotinas e a regularidade são muito importantes, principalmente no nível pré - escolar, e quaisquer interrupções no horário podem ser um incômodo.
Conheça algumas diretrizes para um comportamento adequado durante o voluntariado. Quando você é voluntário em sala de aula, é bom se você souber que tem muita paciência e carinho pelas crianças. Isso porque as crianças na sala de aula podem se tornar um tanto bagunceiras e barulhentas, e não será bom para você gritar de repente com elas no meio da classe. Você pode se preparar para o voluntariado pesquisando durante seu tempo livre sobre os aspectos fundamentais do ensino e do trato com crianças.
Conheça suas limitações. Lembre-se, o professor é a autoridade na sala de aula, e eles são especialmente treinados para ensinar, lidar e disciplinar as crianças. Se por algum motivo você não concorda com a forma como a professora lidou com a situação da sala de aula, sinta-se à vontade para conversar com ela sobre isso - mas depois da aula.
Lembre-se de que o voluntariado envolve muita responsabilidade, mas isso não significa que não deva ser divertido ao mesmo tempo! Ser voluntário na sala de aula da pré-escola do seu filho irá beneficiá-lo, pois poderá ver seu filho de uma perspectiva diferente. Você também sentiria uma sensação de realização por ser capaz de contribuir ainda mais para a educação adequada de seu filho. Além disso, conhecer mais sobre o ambiente da sala de aula a que ele está exposto ajudará você a estender o aprendizado do seu filho até mesmo para a sua casa, de forma paralela e complementar às experiências de sala de aula.