Um designer de jogos é a pessoa responsável por criar as regras e o conteúdo de um videogame. Ele ou ela é basicamente o inventor, aquele que deve criar o conceito inicial do jogo. Na época em que os videogames não eram tão complexos, eles podiam ser produzidos por uma pessoa - o designer do jogo, e esse indivíduo fazia tudo, desde os gráficos até a programação. Desenvolveu-se a tecnologia informática e surgiram novos recursos que poderiam ser incluídos nos videojogos. Os jogos, assim como sua produção, tornaram-se mais complicados e necessariamente tiveram que envolver mais pessoas designadas para áreas específicas do desenvolvimento do jogo. Assim, a posição do designer-chefe do jogo nasceu. A visão criativa, o plano para implementá-la e a supervisão geral do desenvolvimento eram as tarefas do designer de jogos líder. Aspectos específicos como programação e gráficos foram tratados pelo programador do jogo e pelo animador do jogo.
Passando horas jogando
1. Ter um bom conhecimento da jogabilidade. Jogabilidade refere-se a como o jogador interage com o videogame. Isso é definido pelas regras ou mecânica do jogo. Criar mecânicas que possam atrair e fazer com que um jogador passe horas jogando exige criatividade e lógica. O designer do jogo deve ser imaginativo o suficiente para construir um sistema de regras que seja interessante para o jogador médio e diferente de outros videogames. Mas a imaginação também deve ser temperada com o raciocínio prático para que o conceito do jogo seja algo que possa ser realmente materializado dentro das limitações de tempo, orçamento e tecnologia. Ao pensar sobre a jogabilidade, o designer do jogo deve ter uma compreensão intuitiva da mente do jogador - quais desafios o excitarão, quais atividades o divertirão, etc.
2. Ter uma boa compreensão dos vários aspectos da produção de videogames. Embora áreas específicas de produção sejam relegadas, um designer de jogos ainda deve ter conhecimento nessas áreas. Quase nunca acontece que alguém recém-saído da escola seja colocado na posição de designer de jogos líder. Aqueles que se tornam assim geralmente sobem na hierarquia, começando como programador de jogos, animador de jogos, designer de som ou escritor. O conjunto de habilidades de um designer de jogos é, portanto, multidimensional. Ele ou ela deve ser um pouco programador, um contador de histórias e um artista visual. Para ser capaz de desenvolver tais habilidades, um designer de jogos deve, portanto, ter acumulado a experiência necessária. Chegando criar grandes ideias para um videogame é o papel essencial de um designer de jogos, mas a menos que ele tenha um conhecimento profundo de como um videogame é produzido, ele não será capaz de traçar um plano de implementação acionável e suas ideias, não importa como brilhantes eles são, nunca serão realizados.
Existem agora instituições educacionais que oferecem o ensino de design de jogos, algumas até como um programa de certificação completo ou diploma. Quem aspira a ser designer de jogos pode começar inscrevendo-se nesses cursos e programas. Como em qualquer carreira, um diploma não garante uma alta posição ou salário, mas é um primeiro passo importante. O sucesso como designer de jogos depende, em última análise, de ser capaz de produzir um videogame que terá um impacto significativo no mercado e na indústria de jogos.
Se você preferir praticar suas habilidades de design de jogos no conforto da sua casa, faculdades de arte e design estão disponíveis online para sua conveniência. Dessa forma, você pode aprimorar suas habilidades em um ambiente confortável. Sem falar que a falta de tempo de viagem vai te dar mais tempo para ficar por dentro dos jogos atuais!