Como encontrar os requisitos de educação do arqueólogo?
Gil Pacheco de Santos
• 3 min de leitura
A arqueologia é uma carreira para poucos selecionados, aqueles com a mente voltada para desvendar os mistérios do tempo. Mas, além da conquista apaixonada da antiguidade, o aluno deve encontrar uma educação adequada à sua área de interesse. Embora a educação em arqueologia use princípios fundamentais para escavação, limpeza, catalogação e referência, ela pode ser altamente especializada em outras áreas; isso pode exigir uma pesquisa aprofundada por instituições de ensino que oferecem um assunto exclusivo para a parte do mundo em que você deseja trabalhar.
Requisitos de idioma estrangeiro em anexo
Para o jovem arqueólogo que deseja trabalhar no Reino Unido, a Escola de Arqueologia da Universidade de Oxford oferece programas de treinamento destinados a familiarizar o aluno com a topografia e antropologia britânicas. Em contraste, os alunos que desejam trabalhar na África e no Oriente Médio podem ser mais bem atendidos com o The Oriental Institute da Universidade de Chicago. Além de aprender sobre o terreno, costumes e leis locais, pode haver alguns requisitos de idioma estrangeiro associados a um diploma de pós-graduação. A satisfação desses cursos no início liberará o tempo de estudo para trabalhos complexos que podem ter um tempo fixo para conclusão. Por exemplo, se seu interesse é por arqueologia egípcia, você pode esperar um requisito de proficiência no idioma em árabe, alemão e francês, devido à grande quantidade de pesquisas em arquivo de cientistas europeus. A melhor maneira de o aluno de graduação se preparar é aguardando os requisitos de pós-graduação e trilhar um caminho rápido e poderoso para a graduação.
Para estabelecer as melhores credenciais possíveis, você precisará de um diploma de bacharel, um mestrado e um doutorado em sua área relacionada. Alguns candidatos a um mestrado em arqueologia podem se qualificar sem um diploma de graduação semelhante. Nesses casos, o aluno pode eleger uma unidade menor de 18,0 em arqueologia, complementada com antropologia e cursos em geociências. No entanto, os alunos que desejam seguir a arqueologia forense devem possuir um diploma de graduação em biociências. A instituição mais importante do mundo para essa disciplina é a University of Manchester, que oferece todas as fases e níveis de ensino.
Depois de concluído o curso, são inúmeras as fundações que gostam de fazer parte do glamour de uma escavação arqueológica, oferecendo uma boa remuneração para pesquisas. Além do trabalho de campo, o arqueólogo pode desejar escrever livros e publicar periódicos para complementar sua renda. Os museus são outra grande fonte de emprego, muitas vezes em tempo integral. Se o seu objetivo é atingir os museus, uma possível adição ao seu curso é o programa de Estudos em Museus oferecido pela Universidade de Leicester. Este programa pode ser estudado no campus ou em todo o mundo por um módulo de ensino à distância, obtido como um Diploma de Pós-graduação de 18 meses ou um Mestrado de 24 meses.