Como compreender empregos de engenharia de petróleo?
Manuel Padrão Filho
• 3 min de leitura
Engenheiros de petróleo estão envolvidos em todas as etapas dos procedimentos de extração de petróleo. Da exploração à recuperação, os engenheiros de petróleo têm as habilidades e a capacidade de supervisionar toda a operação. Sua formação acadêmica em química, física, matemática, ciência da computação e geologia os torna uma parte importante dos procedimentos de extração e produção de petróleo e gases. No campo, eles podem desempenhar funções como engenheiros de perfuração, engenheiros de reservatórios, engenheiros químicos ou analistas.
Estas são algumas das funções e tarefas de um engenheiro de petróleo.
Planejamento e pesquisas. Quando um local de petróleo potencial é encontrado, a tarefa inicial de um engenheiro de petróleo é obter amostras da área. As amostras conterão informações sobre a qualidade, quantidade e profundidade do óleo. Após a análise da área e do óleo, o engenheiro de perfuração começa a planejar o processo de extração. Os equipamentos e instrumentos certos são escolhidos para a perfuração e extração do petróleo. O posicionamento dos poços e a modificação das operações de perfuração são feitos pelo engenheiro de petróleo para aumentar a produtividade. O engenheiro supervisiona as atividades de perfuração no campo petrolífero e monitora cada etapa da operação.
Avaliação e resolução de problemas. Os engenheiros de reservatórios precisam saber como recuperar o óleo do solo utilizando os meios mais eficazes a um custo razoável. Eles consultam geólogos, hidrólogos, engenheiros químicos, engenheiros metalúrgicos e engenheiros de mineração para questões de projeto e teste. Os problemas operacionais devem ser resolvidos para que os procedimentos de recuperação de óleo possam ser maximizados. Os engenheiros de petróleo têm a tarefa de reavaliar os processos e auxiliar o pessoal técnico na interpretação dos resultados da avaliação para garantir que as alterações feitas irão melhorar os procedimentos de recuperação de petróleo.
Implementação. Engenheiros de petróleo coordenam e supervisionam a instalação e manutenção de equipamentos de perfuração no campo de petróleo. A localização dos poços é decidida e testes são realizados para garantir que o processo seja feito de acordo com o projeto. A instalação de equipamentos de perfuração e outros equipamentos de recuperação de petróleo deve atender às medidas de controle ambiental.
A segurança no local de perfuração é uma grande preocupação. É também função dos engenheiros de petróleo garantir que as máquinas e equipamentos trazidos ao local sejam testados para atender aos requisitos de desempenho. As inspeções devem ser feitas regularmente durante os procedimentos de recuperação para verificar se as medidas de segurança são cumpridas. Quando os procedimentos de recuperação terminam e todo o óleo ou gases foram extraídos, é função dos engenheiros de petróleo supervisionar o desmonte organizado das estruturas no local. As máquinas e equipamentos devem ser devidamente removidos da área, bem como quaisquer resíduos que se acumulem durante os procedimentos de extração. As áreas que foram perfuradas devem ser preenchidas e devolvidas ao seu estado normal.
Os engenheiros de petróleo têm muitas tarefas de trabalho enquanto estão no campo. Sua formação educacional e as habilidades que adquirem no trabalho proporcionam-lhes a capacidade de escolher entre uma ampla lista de cargos.
Dicas rápidas:
Os engenheiros de petróleo viajam extensivamente para locais onde há petróleo e gás, mesmo em locais offshore.