Todo mundo precisa de um dia de folga de vez em quando. Se você estiver fora das férias ou do tempo livre ou não tiver esses benefícios, ligar para dizer que está doente pode ser sua única opção. Se você quiser aprender como avisar que está doente quando precisar de um dia de folga, siga estas etapas e você será capaz de arranjar tempo e manter seu emprego.
- Conheça os procedimentos do seu empregador. Cada empregador é diferente. Alguns requerem uma chamada mais de trinta minutos antes da hora de início programada. Alguns exigem que você ligue para o seu supervisor direto, enquanto outros têm um número de folga computadorizado para ligar. Você deve descobrir o que seu empregador exige.
- Mostre consideração pelos colegas de trabalho e seu empregador. Lembre-se de que você é pago para fazer um trabalho. Se você não aparecer, outra pessoa terá que fazer o seu trabalho. Se o escritório já estiver com falta de pessoal e você puder ir trabalhar, tire seu dia de folga em outro dia.
- Faça a ligação. Se você estiver realmente doente, ligue. Não espalhe doenças para seus colegas de trabalho ou clientes. Basta pegar o telefone e ligar para o seu supervisor (ou o contato designado pela empresa).
- Não exagere. Raramente é necessário convencer seu supervisor de que você não está se sentindo bem. Se seu empregador tem uma política rígida, a maneira mais rápida de ser pego em uma mentira é explicar demais. Evite hackear e engasgar o telefone para parecer convincente... Não explique todos os seus sintomas; eles já ouviram isso antes.
- Atenha-se à declaração simples. Diga "Não estou me sentindo bem" ou "Estou doente". Seja direto e diga ao seu supervisor que você não comparecerá e por quê. Deixe-os pedir mais detalhes, se precisarem.
- Não abuse do sistema. O tempo de doença é um benefício, não um direito. Quando as pessoas abusam dela (e o farão), os empregadores ficam desconfiados e precisam estabelecer regras. Poucos empregadores podem evitar o surto ocasional de ressacas ou doenças de sexta-feira. Vá trabalhar quando for suposto e diga que está doente apenas quando for necessário.
- Não ligue se você já solicitou o mesmo dia de folga anteriormente. Os empregadores não são estúpidos. Tratá-los dessa forma pode custar-lhe o seu emprego. Se você solicitar um dia de folga e for recusado, ligar dizendo que está doente seria um erro.
- Quando você voltar ao trabalho, lembre-se de que estava doente. Não se gabe de sua ida à praia ou à noite com sua cara-metade em seu dia de folga. Mantenha sua boca fechada e seus detalhes para você mesmo. Se as pessoas perguntarem como você está se sentindo, seja positivo, mas não enérgico. Lembre-se de que você estava doente demais para trabalhar no dia anterior.
Em algum momento de sua carreira, você terá que dizer que está doente quando precisar de um dia de folga. Não se estresse quando precisar fazer a ligação. Basta seguir estas etapas e a ligação o ajudará a tirar o dia de folga de que você precisa.