Eles estão por toda parte: perto do bebedouro, no piquenique da empresa e nas reuniões do conselho. Esfaquear colegas pode ser simplesmente irritante e ofensivo. Isso nem começa a mencionar toda a turbulência que seu comportamento pode causar. Lidar com colegas traidores pode ser difícil às vezes, especialmente quando você precisa trabalhar junto com o indivíduo. Confrontar o indivíduo nem sempre é uma boa ideia. Existem algumas estratégias que você deve tentar primeiro.
Mantenha-o profissional. Uma das maneiras de ajudar a cessar o mau comportamento de um colega de trabalho é escolher conscientemente não participar dele. Ao manter o relacionamento estritamente profissional, você pode evitar a maioria dos ataques pessoais. Isso pode não impedir o funcionário de espalhar fofocas sobre você, mas se você conseguir manter a calma, isso acabará fazendo com que a pessoa fique mal. Se suas travessuras forem relacionadas ao trabalho, tente assumir mais projetos solo ou se juntar a outro colega de trabalho, quando possível. No caso de você ser obrigado a trabalhar com ele, tenha cuidado com o que você diz e faz. Não caia na armadilha dele.
Colega nas costas se aproximando
Não participe das fofocas do escritório. Quando o colega traidor abordar você em relação a outros funcionários, diga-lhe imediatamente que não é apropriado trazer essas preocupações a você. Por mais difícil que seja, isso deve ser feito de maneira respeitosa e educada. Explicar que você acha que discutir essas coisas pode ser prejudicial para o moral dos funcionários e que você não deseja participar deve ser suficiente. Então, mude de assunto.
Saiba quando levar os problemas ao seu chefe. Você não quer ser o funcionário que está constantemente reclamando de um colega de trabalho. Ir ao supervisor deve ser o último recurso, a menos que o colega traidor esteja afetando a produtividade ou o comportamento seja semelhante a assédio. Se for esse o caso, você provavelmente não é a única pessoa no escritório que tem problemas com o comportamento dele. Embora você não deva correr para o chefe toda vez que há um problema, se o assédio não for relatado, então não há muito o que fazer.
Saiba a diferença entre traição e crítica construtiva. Outra coisa que vale a pena mencionar é se um colega "problemático" realmente esfaqueou você pelas costas. Será que seu colega de trabalho está apenas expressando preocupação com seu comportamento ou desempenho? Você deu a ele um motivo para questionar seu comportamento ou desafiar suas idéias? Antes de tomar qualquer atitude para lidar com um colega traidor, você deve ser capaz de responder não a essas perguntas. Se não puder, talvez você deva discutir com seu supervisor como você pode melhorar. Apenas lembre-se: não importa o método que você escolha para lidar com essa pessoa, você deve sempre ser profissional.