O assédio parece ser um problema constante em nossa vida cotidiana, especialmente quando você está no trabalho.
O assédio parece ser um problema constante em nossa vida cotidiana, especialmente quando você está no trabalho. Assédio é qualquer comportamento ou palavras dirigidas a você e que o deixam angustiado. Esse tipo de agravamento torna difícil fazer seu trabalho e faz você se perguntar como lidar com isso. Existem vários tipos de assédio atualmente, incluindo, mas não se limitando a sexual ou racial. Existem etapas para lidar com esse revés na vida e são descritas a seguir.
A primeira coisa a fazer é confiar em como você está se sentindo, se você não estiver confortável com o que está sendo dito ou feito, então é mais do que provável que seja assédio. Concentre-se nas ações e, quando chegar à conclusão de que se trata de assédio, você precisa lidar com isso. Lidar com isso é a melhor solução; o problema não irá embora se você o ignorar. Varrê-lo para debaixo do tapete não é a maneira adequada de lidar com o dilema.
Depois de descobrir que é assédio, você precisa dizer à pessoa que o que ela está fazendo não é aceitável e deseja que ela pare. Normalmente, esta etapa é o mais longe que você tem para levar o problema que está tendo; a maioria não percebe que suas ações são um perturbador para você. Depois de perceberem que sim, geralmente param as ações e se desculpam. Ao informá-los, você os avisa de que, se o agravamento não parar, você o estará levando a outro nível.
Se eles não pararam, você precisa informar as outras pessoas perto de você o que está acontecendo. Na maioria das vezes, o assediador fará essas ações pensando que você não contará a ninguém. Ter o encorajamento de amigos o ajudará a lidar com o problema. Manter a boca fechada nesses casos isola você como a vítima e, a longo prazo, manterá o assédio em andamento.
O assédio é contra a lei e qualquer empregador que permitir que isso aconteça deve ser interrompido.
Se neste momento a pessoa não parou o comportamento incômodo, você precisa começar a documentar toda a provocação. Isso inclui todas as datas, horas, a pessoa que está cometendo o assédio e, se possível, quaisquer testemunhas que irão atestar que isso aconteceu. Além disso, pergunte ao redor e veja se essa pessoa tem algum outro registro de assédio. Aqueles que têm registros recorrentes de assédio normalmente não param o que estão fazendo. Faça seu caso tão forte quanto você é capaz de fazer.
É neste momento, se o assédio não tiver parado, que você precisa descobrir quais podem ser suas políticas de trabalho em relação ao assédio. No trabalho, as políticas geralmente são divulgadas com o nome e o número de telefone de alguém com quem você pode entrar em contato e falar em particular. Será nesta altura que terá de contactar as pessoas adequadas e fazer a sua reclamação, uma vez que sem a reclamação apresentada, não tem nada em que se apoiar. Conscientize seu empregador sobre o que está acontecendo e entregue a ele os documentos que comprovem seus problemas.
Você tem o direito de trabalhar, tem o direito de poder sair e ganhar a vida e tem o direito de não ser assediado durante esse período. O assédio é contra a lei e qualquer empregador que permitir que isso aconteça deve ser interrompido. Se você não se sentir confortável em ir até o seu empregador, ou se for o seu empregador que está insistindo, então você precisará ir mais longe e entrar em contato com um advogado ou com os escritórios corporativos e informá -los do que está acontecendo.