Quando você está sendo entrevistado por uma empresa para um emprego, você não é o único que precisa responder às perguntas. Você também está entrevistando a empresa para ver se deseja trabalhar lá e fazer dessa empresa sua "casa" de carreira. Saber quando sair de uma entrevista não precisa ser difícil. Isso pode ser simplificado seguindo algumas dicas simples.
Inclui benefícios para a saúde
Primeiro, faça uma lista de coisas que você deseja descobrir sobre a empresa. Essa lista deve ser importante o suficiente para incluir os obstáculos que o impediriam de procurar emprego lá. Esses itens podem incluir benefícios de saúde, dias de férias, horário flexível para poder chegar aos jogos decisivos de seu filho. O que quer que faça este trabalho valer a pena gastar a maior parte do seu tempo lá, em vez de com as pessoas que você ama.
Em seguida, observe a personalidade ou personalidades das pessoas que estão entrevistando você. Você pode trabalhar com esse tipo de pessoa? Eles trabalharão próximos a você? Ou você trabalhará mais próximo de outras pessoas? Das muitas coisas que constituem um trabalho, personalidades e comportamentos sociais no escritório são a chave para saber se esse trabalho será ou não adequado para você. Se não for, é hora de sair da entrevista e economizar tempo e esforço tanto para você quanto para o seu entrevistador. Se as personalidades se encaixarem bem e a maioria das coisas que você precisa de uma empresa estiver incluída, prossiga com a entrevista.
Se o entrevistador mostrar uma atitude condescendente em relação a você ou fizer "jogos" mentais durante a entrevista, a menos que você esteja se candidatando ao Federal Bureau of Investigations, este seria um bom momento para se retirar da entrevista. Pessoas que menosprezam os outros em uma entrevista para ver como trabalharão sob pressão não fazem justiça à empresa. Isso deixa um gosto ruim na boca do entrevistado e, no final das contas, você deve ir embora.
Posição de maior remuneração
No entanto, se você estiver tropeçando em todas as perguntas que o entrevistador está fazendo e perceber que não está qualificado para a posição que eles procuram ocupar, este seria um bom momento para encurtar a entrevista. Por outro lado, se você se sente extremamente qualificado, deve perguntar se há espaço para avanço na posição. Freqüentemente, há posições mais baixas disponíveis e dar o primeiro passo pode levar a uma posição melhor e com melhor pagamento. Se você é superqualificado e não há espaço para progredir, este é outro ponto em que você pode estar perdendo seu tempo.
Saber quando sair de uma entrevista às vezes é complicado. Se você se mantiver fiel às suas convicções sobre o que está procurando na carreira, o ponto de onde você deve sair ficará bem claro. Se você sair de uma entrevista, agradeça-lhes o tempo dispensado e diga-lhes que a posição deles não é adequada para você no momento. Saia com um aperto de mão firme e um sorriso. Da próxima vez que uma vaga da empresa mais adequada for disponibilizada, sua cortesia será lembrada.