Vamos encarar. Entrevistar para um emprego é uma das situações mais estressantes que uma pessoa pode enfrentar. A maior causa desse estresse é o medo do desconhecido. O que o entrevistador perguntará? O que deveria dizer? Eu sou a pessoa que procuram? A melhor maneira de conter esse medo é se preparar, removendo algumas das variáveis desconhecidas. Aqui estão algumas técnicas que você pode colocar em prática antes de sua entrevista.
Antes da entrevista:
Pesquisa. A melhor maneira de saber como você se encaixará e contribuirá com a empresa é saber onde estão seus pontos fortes e fracos. Saiba o que a empresa faz, quão bem ela faz e quem são seus concorrentes. Quanto mais você sabe, mais pode adaptar a discussão de sua experiência para atender às necessidades deles.
Pratique. Ninguém tem um bom desempenho sem primeiro praticar. Músicos ensaiam, atores ensaiam, atletas praticam e jogam. Se eles precisam fazer isso para aperfeiçoar seu desempenho, por que não você, entrevistado? Encontre um amigo, conselheiro ou colega de confiança para ajudá-lo a ensaiar as perguntas que provavelmente serão feitas.
Durante a entrevista:
Aperto de mão. Isso é muito mais importante do que muitas pessoas pensam. Isso faz parte da primeira impressão que se diz ser a impressão duradoura. Seu aperto de mão deve ser firme, não um "quebra-juntas", e breve - duas a três bombadas. As mãos devem se encontrar com a teia entre o indicador e o polegar, encontrando a teia da mão da outra pessoa. A palma da sua mão deve estar perpendicular ao chão. Há uma mensagem subconsciente que seu aperto de mão transmite. Se sua palma está voltada para baixo, colocando sua mão em cima da outra pessoa mão, você está enviando um sinal de "dominância" Se sua palma está para cima, colocando sua mão embaixo da mão da outra, você envia um sinal de "submissão". Quando as palmas das mãos estão perpendiculares ao chão, você envia um sinal de igualdade ou "neutro". Este é o efeito que você deseja alcançar.
Espelho e fósforo. Esta é uma técnica de uso da linguagem corporal para construir relacionamento com o entrevistador. A ideia simples é que você "espelhe" a postura corporal da pessoa com quem está falando. Se ele se inclinar, você se inclina. Se ele se recostar, você se recosta. Se ele cruzar as pernas, você cruzará as pernas. Mas tenha cuidado! Não se mova imediatamente como ele - não seja óbvio. Faça uma mudança gradual e discreta para combinar com sua posição. O que isso faz é criar, em um nível subconsciente da mente do entrevistador, a sensação de que você é "igual" a ele. Lembre-se de que as pessoas vão contratar pessoas de quem gostam, ou têm um relacionamento com, em vez de outro candidato com qualificações iguais ou até maiores "no papel". Todos nós gostamos de pessoas que são como nós. (A propósito, isso também funciona para namoro! Observe duas pessoas se espelhando em um bar em algum momento.)
Paráfrase. Quando você receber uma pergunta que seja particularmente difícil ou que talvez saia do campo esquerdo, reformule-a e pergunte ao entrevistador. Diga algo como: "Você está perguntando se eu..." ou "Você quer dizer..." ou "Só para ficar claro, você quer saber se..." Isso dá a você alguns segundos para reúna seus pensamentos e encontre a resposta que obterá os melhores resultados. Você ficaria surpreso com o pouco tempo que leva para sua mente processar a pergunta e produzir uma resposta. Esses poucos segundos geralmente são tudo de que você precisa.
Estas podem parecer técnicas simples, mas são eficazes. Use essas técnicas para marcar sua próxima entrevista!