Como ajudar seu cão tímido ou medroso?

Podem eventualmente se transformar em problemas de agressão se não forem tratados
E alguns problemas de medo, como medo de pessoas e cães desconhecidos, podem eventualmente se transformar em problemas de agressão se não forem tratados.

Passos seguros e fáceis para aliviar o estresse do seu cão

Os cães podem ser tímidos ou medrosos por vários motivos, incluindo genética, falta de socialização precoce e experiências traumáticas. Independentemente da causa, existem coisas que você pode fazer para ajudar.

  1. Faça isso em passos lentos e graduais. Uma das melhores maneiras de ajudar um cão que tem medo de uma coisa específica - sejam outros cães, estranhos ou seu aspirador de pó - é usar a dessensibilização. Isso significa expor seu cão a coisas que o assustam de forma sistemática e gradual. Por exemplo, se seu cachorro tem medo do som do aspirador de pó, você pode começar ligando o aspirador quando ele estiver no outro cômodo. Assim que ele se sentir confortável a essa distância, você poderá ligá-lo quando ele estiver do lado de fora da sala. Eventualmente, você trabalharia para que ele se sentisse confortável com o som de perto. Usando a dessensibilização, seu cão aprenderia em seu próprio ritmo que a coisa grande e assustadora realmente não é tão ruim. Nunca use "inundação", o que significa forçar seu cão para enfrentar a coisa que o assusta. As inundações podem ser traumáticas para o seu cão, tornar o problema muito pior e criar problemas de confiança entre vocês.
  2. Use o condicionamento clássico. Em outras palavras, combine a coisa assustadora com algo que seu cão realmente gosta. Digamos que seu cachorro tenha medo de outros cães. Comece de uma distância na qual seu cão se sinta confortável, seja a três ou cinquenta metros dos cães que passam. Cada vez que outro cachorro aparecer, comece a alimentá-lo com guloseimas. Continue alimentando-os rapidamente, um após o outro. Se desejar, você também pode conversar animadamente com seu cão ao mesmo tempo. Mas assim que o outro cachorro se for, as guloseimas e a conversa devem parar imediatamente. Ensinando seu cachorro que coisas boas acontecem quando outros cães aparecem e param quando eles se vão, uma mudança eventualmente ocorrerá na resposta emocional de seu cão. Não será mais: "Oh não, outro cachorro, fuja!" mas sim, "Oh bom, outro cachorro, onde está o meu deleite?"
  3. Nunca force seu cão além do limite. No melhor dos mundos, ao trabalhar em um programa de modificação de comportamento, seu cão nunca se sentiria tão desconfortável a ponto de fugir, latir ou mostrar qualquer reação que indique medo. Para ajudar a conseguir isso, aprenda a ler a linguagem corporal do seu cão. Os cães dão sinais sutis quando eles estão com medo. Todos nós sabemos sobre orelhas achatadas e cauda dobrada, mas bocejar, lamber os lábios, um corpo tenso e rígido, coçar e cheirar o chão também são sinais de que seu cão pode estar nervoso. (Olhe ao redor da sala de espera do veterinário na próxima vez que você estiver lá - você provavelmente notará muitos desses sinais.) Se você estiver trabalhando com seu cão e vir algum desses sinais, recue a uma distância que não desencadeie a reação. Caso seu cão reaja, deixe a área o mais calmamente possível e comece a uma distância maior na próxima vez.
    Aprenda a ler a linguagem corporal do seu cão
    Para ajudar a conseguir isso, aprenda a ler a linguagem corporal do seu cão.
  4. Em alguns casos, a habituação pode ajudar. Se o seu cão é simplesmente tímido ou não passa muito tempo perto de outros cães ou pessoas, leve-o com você para onde puder. Isso só deve ser feito se o nível de estresse do seu cão for leve. Seu cão acabará por se habituar - a se acostumar - a estar perto de pessoas e cães.
  5. Ensine as pessoas a usar uma linguagem corporal não ameaçadora. Se seu cão é tímido com as pessoas, permita que ele se aproxime delas em seu próprio tempo, e não o contrário. Uma pessoa caminhando em direção ao seu cachorro e inclinada sobre ele pode ser assustadora! Carinho é outra consideração. A maioria das pessoas quer acariciar a cabeça de um cachorro com a palma da mão para baixo, o que pode ser assustador para o cachorro. Depois que seu cão se aproximar de alguém, peça à pessoa que acaricie seu cão no peito ou na lateral do rosto, sem olhar para ela ou se inclinar sobre ela. A pessoa pode até virar o corpo para o lado. Essa linguagem corporal deixará seu cão mais confortável.
  6. Procure a ajuda de um treinador profissional especializado em questões comportamentais. Um treinador pode avaliar os problemas do seu cão, apontar exatamente o que desencadeia a reação de medo, criar um protocolo para ajudar a resolver os problemas e fornecer feedback ao longo do caminho. Os donos às vezes não estão tão preocupados com os problemas de medo de seus cães quanto com coisas como mastigação destrutiva ou má educação, mas os problemas de medo devem ser levados a sério. O estresse crônico pode ser muito prejudicial para a saúde do seu cão e até mesmo causar comprometimento do sistema imunológico, assim como pode acontecer com as pessoas. Ter um cachorro que está sempre com medo pode ser estressante para os humanos também. E alguns problemas de medo, como medo de pessoas e cães desconhecidos, podem eventualmente se transformar em problemas de agressão se não forem tratados. Portanto, faça um favor ao seu cão e resolva seus problemas, com a ajuda de um profissional se necessário. A Associação de treinadores de cães de estimação tem uma lista de treinadores em cada estado e é um bom lugar para começar.
Artigos relacionados
  1. Como treinar um cachorro em casa?
  2. Como treinar um filhote de Labrador em casa?
  3. Como instalar a cerca elétrica invisível para cães?
  4. Como dominar cachorros?
  5. Como aumentar o vocabulário de um cão?
  6. Como apresentar um cachorro aos seus outros animais de estimação?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail