Um folheto de campanha é uma publicação que desempenha um papel muito importante em fazer com que um candidato seja conhecido por um grande número de pessoas ao mesmo tempo. É algo que pode ser difícil de projetar e criar, pois há muitas decisões que estão envolvidas no processo de sua criação. Em primeiro lugar, deve conter todas as informações pertinentes sobre o candidato político. Em segundo lugar, tem de se destacar nas brochuras de campanha dos outros candidatos. Terceiro, deve conter um slogan muito cativante que faça as pessoas pararem e lerem a brochura. Deve conter também os ideais e propostas do candidato. O conteúdo deve ser cativante, curto e espirituoso e entregue com vigor para fazer as pessoas perceberem. Embora seja um desafio criar um folheto de campanha, isso pode ser feito e, a seguir, estão algumas dicas sobre como criar um.
Anote todas as informações que serão incluídas no folheto da campanha. Pense em quanto espaço será alocado para o texto real que incluirá a breve biografia do candidato e seus problemas de campanha, além das imagens, data e hora da eleição e frases de efeito para encorajar as pessoas a lerem e pedirem que votem no candidato.
Certifique-se de que todo o conteúdo do texto seja relevante. Corte as informações o máximo que puder para chegar aos pontos mais importantes. Um jogo de palavras é necessário para criar frases de efeito úteis. Faça frases curtas e diretas e use marcadores para destacar as questões que o candidato está defendendo.
Divida o folheto em várias seções para facilitar a leitura e a distribuição das informações. O design geral deve estar de acordo com a forma como a brochura é apresentada, seja uma brochura de uma página com impressão back-to-back, uma brochura de duas ou três dobras.
Faça uso eficaz de cores básicas, como vermelho, azul, branco e preto. Use fontes em negrito em estilos serif ou não serifados. Marcas de verificação e sublinhados também podem destacar pontos importantes no folheto da campanha. Use as cores e estilos de fonte que também são empregados em outros materiais de campanha eleitoral para uniformidade e economia.
Use fotos oficiais do candidato em todos os materiais de campanha, incluindo o folheto de campanha. Um fotógrafo profissional deve tirar a fotografia. Você também deve incluir uma foto do candidato enquanto ele está envolvido em atividades que envolvam contato com seus constituintes. Certifique-se de que a fotografia está limpa, ou seja, o candidato é apresentado com uma boa iluminação, com as roupas certas e o fundo sem indícios de logotipo corporativo que possam levar a erros de interpretação.
Use outros recursos visuais que podem tornar o folheto da campanha atual, como gráficos e tabelas estatísticas. Isso ajuda a mostrar que o candidato está bem ciente dos problemas e ajudará a fortalecer e enfatizar os pontos que ele levantou,
Peça a várias pessoas que revisem o folheto da campanha em busca de erros gramaticais e ortográficos antes de finalizá-lo e enviá-lo para a impressora. Determine o valor a ser impresso.
Uma vez que a maioria dos candidatos tem um site usado especificamente durante o período de campanha eleitoral, será uma boa ideia carregar uma cópia do folheto da campanha no site para que outras pessoas possam fazer o download.
Um folheto de campanha eleitoral deve falar com a pessoa que o lê. Certifique-se de que o design seja simples para não prejudicar muito o conteúdo. Certifique-se também de que o conteúdo da brochura seja factual e informativo e consistente com o que está incluído no site da campanha, placas de jardim, faixas e outros apetrechos eleitorais.