Como ser voluntário em um abrigo para mulheres agredidas?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 3 min de leitura
Um abrigo para mulheres agredidas é sempre um lugar onde as vítimas de violência doméstica encontram o máximo de conforto e escapam da difícil situação doméstica em que se encontram. No entanto, não importa quão longe as mulheres estejam de seus maridos abusivos, ainda não é fácil viver o abrigo. Há muitas feridas que precisam ser curadas, experiências que precisam ser esquecidas, situações emocionais que precisam ser tratadas e pessoas que precisam ser perdoadas.
Embora você quase não possa oferecer ajuda, ser um voluntário em seus abrigos pode já ser uma grande ajuda de você. Os meros atos de apoiá-los, ouvi-los e dar-lhes conselhos são mais do que suficientes para ajudá-los a curar a maioria das feridas. Então, se você tem esse coração gentil e vontade de ajudar mulheres espancadas, aqui estão algumas diretrizes sobre como você pode se voluntariar para o abrigo:
Conheça os serviços de abrigos para mulheres agredidas. Nem todas as pessoas podem achar confortável trabalhar ou estar expostas neste tipo de ambiente. Portanto, estude primeiro os serviços prestados pelos abrigos. Em seguida, decida se você pode ser um voluntário eficaz a longo prazo.
Verifique sua programação. Embora o abrigo não exija a maior parte do seu tempo, pelo menos analise sua programação. Verifique se você ainda consegue adicionar o voluntariado à sua programação ou não.
Compreenda a violência doméstica. As pessoas com quem você vai lidar no abrigo são vítimas de violência doméstica. Eles precisam de sua empatia e de seus conselhos quando começarem a compartilhar suas vidas com você. Portanto, será de grande ajuda se você compreender a violência doméstica e tudo o que ela acarreta. Dessa forma, você pode entender as pessoas no abrigo, provavelmente fazendo de você um voluntário eficaz. Leia alguns livros sobre o assunto. Existem também artigos e recursos online que você pode usar para esse fim.
Entre em contato com abrigos para mulheres agredidas. Verifique seu abrigo local para ver se eles precisam de voluntários ou não. Você pode obter o número deles nas listas telefônicas ou nas páginas amarelas online.
Fale com o pessoal do abrigo. Os abrigos são sempre cuidadosos com as pessoas que contratam como voluntários, para que possam submetê-lo a entrevistas e verificações de antecedentes primeiro. Durante a entrevista, explique as razões do seu desejo de se tornar um voluntário. Conte a eles sobre suas habilidades especiais, como aconselhamento ou enfermagem. Habilidades como essa podem aumentar seus pontos fortes como candidato à posição de voluntário.
Mantenha suas informações em segredo. Não divulgue nenhuma informação fornecida pelo abrigo a ninguém, nem mesmo a familiares. Isso é especialmente verdadeiro para a localização do abrigo. Isso é necessário para garantir a segurança de todas as mulheres lá dentro.
Abrigo de violência doméstica
A vida de mulheres agredidas definitivamente não é fácil. No entanto, com seu coração bondoso e seus ouvidos atentos, é possível que você possa ajudar a tornar a vida deles mais fácil novamente. Portanto, se você tiver tempo, as habilidades e o desejo de ajudá-los, considere se tornar um voluntário em um abrigo contra violência doméstica.