Iniciando uma organização sem fins lucrativos: organizações 501c3
Melissa Rodrigues
• 4 min de leitura
Obtenha dicas para formar organizações sem fins lucrativos
As organizações sem fins lucrativos são uma parte essencial dos esforços de desenvolvimento e bem - estar da sociedade humana. Eles são um mecanismo legalmente reconhecido que trabalha para garantir justiça e igualdade em uma sociedade que às vezes é dominada por oportunistas e pela classe política e empresarial de mentalidade material.
Organizações sem fins lucrativos podem ser formadas para promover artes, cultura, ciência, esportes, religião e para realizar qualquer outra atividade permitida sem fins lucrativos. Normalmente são iniciados por um grupo de pessoas que se reúnem para a promoção, apoio, crescimento ou para destacar uma causa ou preocupação comum que pode ter ramificações sociais. Essas organizações também podem ser formadas para causas privadas, mas serão obrigadas a cumprir os critérios previstos na legislação aplicável. O termo 501 c3 refere - se a uma disposição do Código da Receita Federal emitida sob as leis da Europa da Europa, que trata das isenções de imposto de renda sobre as contribuições recebidas por uma organização de caridade. Deve-se notar que esta isenção está disponível apenas para o exercício exclusivo de um conjunto específico de atividades e certas atividades, como campanha política, influência ou lobby para obter legislação, etc., não estão incluídas. Começar uma organização sem fins lucrativos leva tempo e dinheiro para mantê-la funcionando. A seguir estão algumas etapas gerais para iniciar uma organização sem fins lucrativos (NPO) 501 c3.
Passo 1
Declaração de missão / propósito. Para aprender como iniciar uma organização sem fins lucrativos, você precisa estabelecer o que sua organização representa. Como primeiro passo, é essencial preparar uma declaração de missão / propósito que descreva claramente o propósito da organização, a filosofia por trás de sua formação e a razão de sua existência.
Passo 2
Conselho Administrativo. Um NPO precisa ser administrado por um grupo de pessoas qualificadas; escolha um conjunto de pessoas com crenças e objetivos comuns, que estejam dispostas a dedicar o tempo e os recursos necessários para trabalhar em prol de uma causa comum. Ajudará se os membros do conselho forem qualificados em diversas disciplinas, como contabilidade, finanças, direito, tecnologia, administração pública e assim por diante. Existem disposições sobre o número mínimo [geralmente três] de diretores em cada NPO e isso é decidido por legislações emitidas pelos estados.
Etapa 3
Artigos de associação. Os estatutos contêm o objetivo a ser perseguido pelo NPO, sua formação, direitos, responsabilidades e obrigações dos membros do conselho e regras de funcionamento e administração. Ao configurar uma organização sem fins lucrativos, este documento deve ser registrado em uma agência indicada pelo Estado. Para além do anterior, os Estatutos contêm ainda disposições que distinguem os membros da NPO de si própria, tornando a organização titular de bens, contribuições e bens e também responsável pelas dívidas e obrigações contraídas.
Passo 4
Estatutos e regras. Além dos estatutos, é aconselhável a elaboração de estatutos ou normas que regem o funcionamento da organização. Você pode consultar exemplos de estatutos sem fins lucrativos de outras organizações. Não é imprescindível o registro do regimento interno, mas pode ser adotado pelos associados para sua autogestão.
Sistemas. É muito essencial e legalmente exigido que cada NPO tenha sistemas aceitáveis e eficientes de contabilidade, finanças, operações e despesas por ela incorridas. Atas de todas as reuniões dos conselhos, comitês e grupos devem ser mantidas por escrito e autenticadas pelo presidente da reunião.
Etapa 6
Adquirindo o status de 501c3 NPO. Existem requisitos 501c3 que devem ser atendidos. Cada NPO desejoso de ter suas contribuições isentas de impostos nos termos do Código do IRS é obrigado a se registrar na agência apropriada, normalmente o escritório local do IRS. Pague as taxas de depósito necessárias, apresente formulários, documentos, declarações e outras informações relevantes - as taxas dependem do orçamento do NPO. Pode haver isenções sob as leis estaduais e locais também, o que exigirá um processo de inscrição 501c3 separado. As organizações 501c3 dão trabalho para se estabelecer, mas o status do pedido pode ser útil na hora do imposto.
Existem várias leis e regulamentos que regem a formação e o funcionamento de uma organização 501c3. É altamente recomendável buscar ajuda profissional de advogados e revisores oficiais de contas para iniciar uma organização 501c3, bem como obter seus conselhos nas funções do dia-a-dia. É útil incluir membros do conselho administrativo com experiência e habilidades também nesses domínios.