Conhecida por ser um dos estilos mais originais em projetos contemporâneos de pontes, as pontes treliçadas são baratas porque a forma como são construídas permite o uso máximo de materiais, resultando em desperdício zero. Você pode aprender sobre o projeto não apenas de pontes de treliça, mas muitos outros tipos de ponte e arquitetura fazendo cursos de design online.
Quando uma ponte de treliça é construída, o princípio da proporção é estritamente seguido. Portanto, todos os materiais devem ter dimensões e volumes adequados e proporcionais. Seu tamanho também deve ser adequado ao local onde é erguido. O tamanho da ponte de treliça determina o número de trabalhadores que devem fazer o trabalho de montá-la. Portanto, quanto maior a massa da ponte, mais trabalhadores são necessários para segurar e montar as vigas.
Tecnologia de construção moderna
Dependendo da enormidade da ponte, um projeto de ponte de treliça pode consistir em uma série de desenhos que contêm todos os detalhes da estrutura, até mesmo o menor parafuso ou prego em seu lugar. Embora a tecnologia de construção mais moderna seja predominante, um projeto de construção bem executado ainda é indispensável quando se trata de construir uma ponte de treliça, e qualquer tipo de ponte para esse assunto.
As partes de uma ponte de treliça são geralmente retas e estão conectadas de tal forma que a ponte pode suportar o peso e a tensão provenientes da carga de veículos e pessoas que passam por ela. A qualidade e a resistência dos materiais devem corresponder à carga esperada da ponte; portanto, todas as partes da treliça - as verticais, diagonais, cordas e parafusos - são significativas. A maneira como as verticais e diagonais são unidas também é importante porque um deslizamento ou desequilíbrio nas juntas pode afetar a resistência de toda a ponte.
Originalmente, a madeira era usada principalmente para pontes de treliça principalmente devido à abundância de madeira no século XIX. Mas, à medida que o metal começou a ganhar popularidade, os construtores de pontes na Europa descobriram o uso do ferro forjado. Durante algum tempo, o ferro foi amplamente utilizado porque não exigia muita mão de obra especializada. No entanto, o aço substituiu o ferro forjado na década de 1890. Hoje em dia, o alumínio, que é leve, mas resistente, é usado da mesma forma para pontes treliçadas em combinação com material de aço.
A seguir estão alguns dos tipos populares de projetos de ponte de treliça em toda a Europa:
A ponte de treliça de Baltimore tem um dos projetos mais robustos. Construída principalmente para pontes de trem, esta ponte de treliça é reforçada com uma treliça adicional na parte inferior para não ceder sob o peso de um trem que passa.
A ponte de treliça Bollman encontrada em Savage, Maryland, foi radicalmente projetada e é a única ponte de treliça restante de seu tipo. Conhecida como a primeira ponte totalmente metálica em 1852, seu projeto foi adotado há anos. A ponte de treliça Bollman também é uma ponte ferroviária.
A ponte em arco amarrado pode ser encontrada em Pittsburgh, Pensilvânia. Os arcos em ambas as extremidades deste projeto de ponte suportam a maior parte do peso da ponte.
A ponte de treliça do leito da estrada é outra ponte popular. O exemplo mais popular deste tipo de ponte de treliça é a ponte do rio Mississippi I-35 , onde as treliças são continuamente unidas a partir do topo e sob o leito da estrada.
Embora os projetos de pontes modernas tenham surgido, os projetos de pontes de treliça continuam a ser erguidos em algumas partes do país. Mais informações sobre um bom projeto de ponte podem ser aprendidas por meio de aulas on - line de projeto.