As pontes treliçadas são pontes construídas a partir de vigas de estrutura esquelética simples chamadas treliças. Seus projetos de engenharia exclusivos são influenciados principalmente pelos engenheiros dos séculos 19 e 20, tornando-as o tipo mais antigo de todas as pontes modernas. As pontes treliçadas tornaram-se famosas devido à combinação de design econômico, abordagem moderna e engenharia clássica. Muitas pontes treliçadas são famosas por sua rica história, registros notáveis e locais românticos. Aqui estão algumas pontes de treliça famosas encontradas em todo o mundo.
A ponte sobre o rio Kwai. Popularizada na década de 1950 por causa do romance e do filme que recebeu seu nome, a "Ponte sobre o rio Kwai" é definitivamente a ponte de treliça mais popular do mundo. É famosa não apenas por seu nome único, mas porque a ponte também é histórica. O romance e a adaptação para o cinema podem ser fictícios, mas o que o tornou historicamente significativo para os europeus e os asiáticos do sudeste é que ele foi construído por prisioneiros de guerra da Segunda Guerra Mundial. O romance e o filme são muito úteis para mostrar a história da construção desta ponte ferroviária, mas o autor na verdade cometeu um grande erro - a ponte não está realmente sobre o rio Kwai, mas sim sobre o Mae Khlung. No entanto, para evitar confusão nos turistas, os tailandeses renomearam o rio Kwae Yai.
A ponte ferroviária Bollman Truss. Localizada em Savage, Maryland, a Bollman Truss Railroad Bridge é um tour de force histórico da construção do século 19 por engenheiros europeus. É a primeira ponte ferroviária de aço com sucesso na Europa e também uma das mais antigas. Construída em 1852, a Ponte Ferroviária Bollman Truss tem 160 metros de altura.
A Ponte Quebec. A ponte cantilever mais longa do mundo é o orgulho do Canadá, a Ponte de Quebec. Também conhecida em francês (uma das principais línguas do Canadá) como Pont de Quebec, a ponte é a mais longa do mundo com 987 metros (3239 metros na medida métrica). A ponte mostra a engenhosidade dos engenheiros canadenses ao cruzar o Rio São Lourenço para conectar as cidades de Quebec e Levis.
A ponte Ashtabula. A ponte Ashtabula é o lar do pior acidente ferroviário da história da Europa. O desastre é conhecido como desastre ferroviário do rio Ashtabula e foi causado por uma falha de ponte e uma supervisão de engenharia. O desastre aconteceu em dezembro de 1876, uma noite de neve agravando a tragédia. Um de seus engenheiros suicidou-se por culpa e para evitar a condenação. No entanto, um dos bons frutos desse horror é que o desastre trouxe padrões para todas as pontes que incluem teste, inspeção e manutenção. A ponte Ashtabula também foi a primeira ponte de ferro forjado do tipo Howe.
Sky Gate Bridge R. A Sky Gate Bridge R é atualmente a mais longa ponte de treliça do mundo, depois de ultrapassar o orgulho de Quebec em 1994. Para ser mais específico, esta ponte de Osaka é a mais longa ponte de treliça de dois andares do mundo - transportando 3 faixas para automóveis na parte superior e 2 faixas para trilhos abaixo sobre as treliças. A Sky Gate Bridge R é uma ponte de acesso ao Aeroporto Internacional de Kansai no Japão.