A Europa é o maior mercado de vendas de automóveis de qualquer país do mundo, com mais de 250 milhões de veículos de passageiros registrados. A má notícia é que mais de 6,5 milhões desses carros sofrem acidentes todos os anos. Mas a boa notícia é que há trabalho constante para quem está pensando em trabalhar no reparo de colisões.
Os melhores técnicos em reparos de colisões têm muita paciência, talento para a criatividade e também atenção aos menores detalhes.
Técnico de reparo de colisão
Para se tornar um técnico profissional em reparos de colisões, é necessário um treinamento formal e especializado em reparos automotivos. Especialmente na última década, os carros foram projetados usando tecnologia de computador muito sofisticada. Isso significa que é necessário estudar para aprender a consertar um veículo avariado, levando em consideração seu software e inovações sofisticadas.
A maioria dos técnicos de reparo de colisões também estuda o trabalho de design personalizado porque, depois que um automóvel danificado é trazido para reparo, os proprietários geralmente decidem alterar ou atualizar os recursos existentes enquanto o carro está sendo consertado. Estudo em reparo de colisão abrange o sistema de aquecimento e resfriamento do carro, circuitos elétricos, sistemas de ar condicionado, acessórios de energia, sistemas de contenção, reparo de painéis de alumínio e aço, sistemas de suspensão, soldagem a ponto, endireitamento estrutural, sistemas de controle de tração e freios antibloqueio.
O reparo de colisão entra
Mas o trabalho de reparo de colisões vai atrás de consertar o sistema danificado. Mesmo depois de o carro ter sido restaurado à condição de dirigível, ele ainda pode parecer muito feio e mutilado, então a segunda fase do reparo de colisão entra em cena, o retoque. O curso inclui a operação de uma pistola de pintura, detalhamento, mistura, estimativa e análise de danos adequados, soldagem, reparo e retoque de corrosão.
Um dia típico para um técnico de reparo de colisão pode envolver a substituição de painéis de aço, moldagem de aço e plástico de volta à sua forma original, soldagem e reforma de seções inteiras de um automóvel, bem como pintura e aplicação de um novo acabamento em seções reparadas do automóvel usando amortecedores e pulverizadores de tinta.
Depois de se formar em uma escola de reparo de colisões ou curso de estudos certificado, seus instrutores podem ajudá-lo a obter um emprego na força de trabalho. As posições podem ser em pequenas oficinas que lidam com uma ampla gama de projetos de reparo. Ou você pode ingressar em uma rede de franquias maior e se tornar um especialista em fazer apenas uma coisa, como trabalho elétrico ou soldagem.
A taxa de acidentes em curso no país não parece estar diminuindo, então sempre haverá trabalho disponível para técnicos de reparo de colisões talentosos e qualificados.