Quem trabalha com amianto precisa de treinamento adequado e, consequentemente, obtém a certificação da Secretaria de Saúde de seus respectivos estados. Existem diferentes tipos de treinamento e cada certificação depende do tipo de trabalho que a pessoa realiza.
As certificações em programas de controle de amianto em alguns estados estão focadas em 6 áreas diferentes de disciplinas: designer de projeto (redução de amianto), inspetor de amianto, supervisor (redução de amianto), planejador de gerenciamento de amianto, trabalhador de redução de amianto e monitor de projeto (redução de amianto). Cada disciplina é projetada para atender a um aspecto específico do uso do amianto e são os seguintes:
Certificação como inspetor de amianto - Esta certificação é para trabalhadores de amianto que trabalham em instalações para inspecionar materiais que contenham amianto. Eles são os únicos autorizados a coletar amostras dos materiais sujeitos para análise e avaliação posterior do conteúdo de amianto.
Certificação como planejador de gerenciamento de amianto - Esta certificação é para pessoas que conceituam planos de instalações para permitir que a equipe gerencie materiais que contenham amianto.
Certificação como designer de projeto de redução do amianto - Esta certificação é para as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento de planos, projetos e especificações para projetos de redução do amianto.
Certificação como supervisor de redução de amianto - Esta certificação é para indivíduos encarregados de supervisionar e supervisionar um projeto de remoção de amianto. Eles atuam diretamente na remoção, fechamento, encapsulamento e reparo do amianto. Os capatazes também são considerados qualificados para realizar essas tarefas, dependendo do conjunto de habilidades e outras qualificações dos capatazes.
Certificação como monitor de projeto de redução de amianto - Esta certificação é necessária para o pessoal encarregado de fazer ou supervisionar o seguinte em projetos de remoção de amianto: que a remoção seja feita em conformidade com os regulamentos federais e estaduais, que práticas seguras e eficientes sejam empregadas, que a redução seja sendo feito conforme as instruções, e que as amostras de ar ambiente e pessoal sejam coletadas de forma adequada.
Unidades de pressão de ar negativa - Unidades de descontaminação: unidades modulares de descontaminação de três estágios, construção forte e leve em alumínio revestido com pó, unidades de fácil montagem compostas por dois chuveiros e uma eclusa de ar, cortinas separando cada módulo, claraboias de perspex, chuveiro manual com mangueira flexível de chuveiro, serviço de água quente com conexões de mangueira de encaixe fácil de usar, mangueira de drenagem flexível e caixa de filtro da bomba
Unidade de ar negativa - Características: fluxo de ar de 2.000 cfm, potência de 240 volts, controle de velocidade do ventilador variável, medidor de pressão de ar, alarme de falha de pressão audiovisual e um sistema de isolamento exclusivo para manter a seção do motor "limpa"
Unidades de descontaminação montadas em reboque - Características: unidade de descontaminação montada em reboque de quatro estágios, chassi de ferro galvanizado, chuveiros modulares (2) e airlock (1), cortinas de tiras separando cada módulo, amplo vestiário em painel sanduíche, clarabóias de perspex, chuveiro manual com mangueira de chuveiro, serviço de água quente, mangueira de drenagem flexível e caixa de filtro de bomba.
Antes de seguir sua carreira na remoção de amianto, certifique-se de obter a certificação adequada (do seu estado local - Califórnia e Dakota do Norte estabeleceram programas para isso) e se inscreva em instituições com bolsas de teste. Seu conhecimento aplicado em equipamentos operacionais pode fazer com que você seja contratado imediatamente por empreiteiros.
Também é importante saber o descarte adequado do amianto, as regulamentações ao amianto e os efeitos da exposição ao amianto para garantir que você esteja praticando práticas seguras e cumpridoras da lei neste campo.