Como Encontrar um Estágio de Trabalho em Biotecnologia?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 3 min de leitura
A biotecnologia é um campo cada vez mais em expansão. Em vez de ser apenas matéria de ficção científica, as invenções e aplicações da biotecnologia na vida cotidiana estão se tornando cada vez mais frequentes, fazendo com que a biotecnologia se torne um dos setores da indústria de crescimento mais rápido e altamente competitivo. Na maior parte, é um recurso inexplorado para futuros graduados, uma vez que o campo da biotecnologia ainda não entrou na consciência de massa.
Aumento das oportunidades de emprego
Embora este campo permaneça em seu status de nicho, será melhor para você entrar, devido ao aumento das oportunidades de emprego e ao rápido desenvolvimento do campo. No entanto, para encontrar emprego, a maioria das empresas exige que você tenha os pré-requisitos de experiência e competência na aplicação prática da biotecnologia. Este requisito pode ser suficientemente cumprido com a conclusão de um estágio para um emprego em biotecnologia. Se você deseja se preparar para um futuro neste campo empolgante e altamente relevante, aqui estão algumas dicas que você pode querer manter em mente.
Para entrar neste campo, você precisará concluir a educação que seja relevante para a indústria de biotecnologia. Já existe um número crescente de faculdades que oferecem cursos de graduação em biologia molecular e biotecnologia. No entanto, esses não são os únicos cursos relevantes para a indústria de biotecnologia. Você também pode explorar a inscrição em cursos de graduação, como engenharia biomecânica, farmacologia e física humana, entre outros.
Procure conhecer os diferentes campos que compõem a prática da biotecnologia. Lembre-se de que este é um campo muito amplo que incorpora muitas disciplinas. Você pode ter um emprego trabalhando a base molecular de diferentes drogas ou pesquisando enzimas de diferentes uvas e bactérias produtoras de vinho. Não existe uma definição rígida e rápida de biotecnologia.
Você pode querer olhar para carreiras específicas em biotecnologia. Ler o que diferentes pioneiros têm a dizer pode ser não apenas esclarecedor, mas também inspirador para você. O Dr. Maxine Singer e James Watson deram palestras inspiradoras e escreveram ensaios sobre o campo. Você também pode entrevistar seus amigos que trabalham na área de biotecnologia ou pode perguntar diretamente aos funcionários que trabalham atualmente para empresas de biotecnologia.
O site do National Health Museum contém links para diferentes carreiras específicas em biotecnologia. Com a listagem das carreiras, você pode pesquisar empresas que oferecem estágios, e se candidatar a estágios nessas vagas. Você terá que enviar o maior número de cartas possível - nem todas as empresas de biotecnologia oferecem estágios.
Você pode até ter que se mudar para um estágio. É melhor indicar a sua vontade de viajar para diferentes áreas do seu currículo. Isso não só ampliará seus horizontes, mas também aumentará as opções disponíveis para o seu estágio. Você também pode procurar os sites das principais faculdades e universidades - eles têm centros de pesquisa que podem exigir estagiários competentes na área de biotecnologia.
Lembre-se de que você pode encontrar muita rejeição em sua busca por um estágio. Não desanime, mas, em vez disso, vá em frente e persevere. Você acabará encontrando um estágio que não só ficará bem em seu currículo, mas também lhe dará uma visão das infinitas possibilidades do nicho que é a biotecnologia.