Como cumprir as responsabilidades do trabalho no prazo?
Melissa Rodrigues
• 5 min de leitura
À primeira vista, realizar uma tarefa no trabalho e dentro do prazo pode parecer bastante intimidante. Mas não se preocupe, há esperança! Aqui estão cinco dicas para ajudá-lo a cumprir suas responsabilidades de trabalho no prazo e com um sorriso:
Tudo começa com uma atitude positiva. Ficar intimidado com sua tarefa simplesmente aumenta o peso do próprio trabalho. Além disso, estar tenso não o ajuda em nada a realizar as coisas. Escolha permanecer positivo e relaxado no trabalho. Ele permite que você tenha a mente mais clara e libere sua mente para se concentrar nas tarefas em execução. Como te ajudar a fazer isso? Cerque-se de coisas que fazem você se sentir bem: fotos de seus familiares, lembranças de locais de férias anteriores onde você teve boas lembranças, coisas que o lembrem de seus objetivos (foto da casa que você planeja comprar para sua família, etc). Lembre-se de que a tarefa que está enfrentando não é tudo o que você é. É algo que você faz para cumprir um significado e propósito maiores.
Além disso, é bom manter-se em forma e saudável e se envolver em atividades pós-trabalho que você realmente goste e nas quais se desenvolva. A euforia natural que esses hábitos lhe proporcionam se traduz em seu estado de espírito no local de trabalho.
Use um calendário ou qualquer outro planejador com o qual você se sinta confortável. É bom, porém, ter um calendário mensal e uma lista de tarefas diárias. O calendário permite que você tenha uma visão geral dos prazos e atividades do mês (e quantos dias você tem para se preparar para isso), enquanto a lista diária é como um guia passo a passo para fazer é mais fácil para você cumprir esses prazos.
Que tal fazer sua própria agenda? Apenas usando materiais simples do dia a dia e seu confiável computador e impressora, você pode personalizar seu calendário para que se adapte melhor a você. Você pode até mesmo projetá- lo com suas fotos, citações favoritas ou qualquer outra coisa que o inspire, para que você realmente goste de olhar para sua agenda e não tenha medo.
A coisa mais importante com o uso de um calendário, porém, é seguir em frente. Certifique-se de consultá-lo com frequência e de integrar todas as atividades nele (tanto pessoais quanto profissionais, para não, digamos, programar acidentalmente sua grande apresentação para o mesmo dia do recital de balé de sua filha).
Divida um grande projeto em pedaços pequenos e gerenciáveis. Vamos usar a popular analogia do bife: você não engole este grande pedaço de carne suculento e engole tudo de um só gole. Você corta em pedaços pequenos e mastiga com cuidado antes de engoli-los. Isso torna comer o bife não apenas viável, mas também agradável. O mesmo acontece com as nossas responsabilidades: temos que fazer o esforço de subdividir as nossas tarefas em pequenas para que se tornem mais 'conquistáveis'.
Por exemplo: Hoje é segunda-feira e você tem que enviar 10 artigos ao seu editor, até quinta-feira. Pergunte a si mesmo: quanto tempo leva para você escrever um artigo? Se envolver alguma pesquisa menor, dê a si mesmo cerca de 2 horas. Usando um pouco de matemática, você pode dividir essa tarefa da seguinte maneira:
Segunda-feira - 2 artigos (4 horas)
Terça-feira - 3 artigos (6 horas)
Quarta-feira - 3 artigos (6 horas)
Quinta-feira - 2 artigos (4 horas)
Sem esse sistema, a tendência comum seria adiar a escrita para quarta-feira, e acabar fazendo 5 artigos naquele dia (10 horas) e outros 5 na quinta (10 horas). Isso pode vir a ser uma experiência bastante avassaladora.
Além disso, depois de cumprir o prazo atribuído para aquele dia, isso lhe dá mais liberdade de espírito e limpa sua agenda para fazer suas outras tarefas.
Anotá-la. Isso não pode ser mais enfatizado. Ao anotar atividades / prazos em seu planejador (e não apenas em folhas de papel aleatórias e separadas que quase certamente se perderão em algum lugar), é provável que você nunca se esqueça de um prazo. E você sabia que escrever realmente ajuda a melhorar sua memória?
Delegar responsabilidades / Não seja um "homem sim". Você é o tipo de pessoa que diz "sim" para todo mundo? Não! Ser um "homem sim" tem muito mais desvantagens do que benefícios. Sempre dizer sim não vai lhe dar a reputação de ser legal (lembre-se: você pode ser legal lembrando aniversários, colocando-os em sua agenda confiável ou sendo educado com os outros, mas não fazendo o trabalho de outras pessoas); provavelmente apenas te classificaria como um fraco, ou mesmo um idiota. Delegar responsabilidades, no entanto, é benéfico porque envolveria outras pessoas no projeto e proporcionaria a todos uma sensação de realização compartilhada após sua conclusão.
Além disso, depois de saber quantas tarefas você tem para aquele dia / mês, você poderá dizer com sinceridade: "Sinto muito, meu dia está muito cheio. De qualquer forma, tenho certeza de que você seria o homem perfeito para faça isso."
Estas são apenas cinco dicas para ajudá-lo a começar um você novo e mais responsável. Aproveitar!