Ser professor de violino é uma das profissões mais valorosas e gratificantes. Não é apenas uma carreira a ser mantida, mas também uma vocação agradável de transmitir a arte da música aos alunos. Para se tornar um professor de violino eficaz, você deve estar pronto para enfrentar os desafios que vêm com ele.
Você deve entender que existem diferentes tipos de alunos, diferentes níveis de domínio e diferentes graus de compreensão. Para avaliar sua capacidade individual, faça uma avaliação preliminar. No entanto, seja qual for a classe a que pertencem, você deve começar com o básico. Apresentá-los à teoria da música ajuda a aprofundar sua compreensão e também a estabelecer uma paixão maior por tocar violino.
Como lidar com as entradas
Espera adequada
Seja paciente ao lidar com os iniciantes. Alguns dos princípios básicos que você deve introduzir são a regência, a posição adequada, o controle adequado do arco, a afinação do violino, a entonação precisa, as tonalidades e os padrões dos dedos. O vibrato também deve ser introduzido cedo. Essas são coisas importantes que os alunos precisam saber para passar para o próximo nível superior.
Você também tem que ser exigente, especialmente no ritmo. Os alunos iniciantes devem aprender a contar e começar com o tempo consistente primeiro. Certifique-se de estabelecer disciplina sobre seus objetivos e gerenciamento de tempo.
Olhe para trás, para o tempo em que você estava apenas aprendendo e atualize o estilo de ensino que funcionava de maneira mais eficaz e experimente para seus alunos agora. Não dependa de apenas um livro de referência; em vez disso, faça uso de estudos repetitivos também.
Ambiente de aprendizagem amigável
Mais importante ainda, crie um ambiente de aprendizagem amigável onde os alunos possam se sentir à vontade para abordá-lo e onde você também possa incentivá-los a aumentar seu potencial. Certifique-se de atender às suas dúvidas com o melhor de seu conhecimento. Dar a motivação certa ajudará os alunos a intensificar sua paixão em tocar violino.
Ser professor de violino exige criatividade, mente aberta, flexibilidade, entusiasmo e paixão. Lembre-se de que ensinar também é aprender - um processo sem fim. Também pode ser útil aprimorar suas próprias habilidades fazendo um diploma em música, aulas avançadas de violino e prática regular.
Maior vantagem
Além disso, a exposição a diferentes mentores de violino fornecerá insights sobre como ser eficiente no ensino. Você também pode buscar sugestões sobre quais livros de literatura e métodos são eficazes para o tipo de aluno com quem você lida. Familiarize-se com as diferentes técnicas de violino, bem como suas diferenças entre si. E participe de apresentações de violino, pois elas lhe darão maior vantagem e exposição. Dessa forma, seus alunos também verão como você coloca em prática o que lhes ensina.
Finalmente, certifique-se de buscar seu próprio estúdio de música, onde você pode realizar demonstrações e recitais de forma independente. Ao incentivar seus alunos a ter como meta crescer no campo do violino, você também deve buscar seu próprio crescimento como professor de violino. Não há nada mais gratificante do que ver que seu trabalho árduo compensa.