Como ser um comissário de bordo de uma companhia aérea?
Dr. Emanuel Gustavo Zaragoça F
• 3 min de leitura
Se a emoção de viajar pela Europa e até mesmo ao redor do mundo de avião e ao mesmo tempo estar a serviço do público em viagem soa como sua xícara de chá, então veja como obter essa carreira como comissário de bordo.
As transportadoras aéreas baseadas incluem
A posição de comissária de bordo ganhou respeito e responsabilidade nas últimas três décadas, com as comissárias não mais sendo consideradas apenas "aeromoças" glamourosas, mas valiosos membros da tripulação necessários para a operação segura dos voos de cada companhia aérea. As qualificações para uma posição de comissário de bordo em qualquer uma das principais companhias aéreas dos Estados Unidos incluem ter pelo menos 18 anos de idade com diploma de ensino médio e, de preferência, alguma experiência em atendimento ao cliente ou diploma universitário. Uma vez que o atendimento ao cliente é um aspecto fundamental do trabalho do comissário de bordo, candidatos com maturidade, confiabilidade, dedicação e capacidade de pensar rápido são essenciais.
Os candidatos com experiência em atendimento ao cliente sempre têm uma chance melhor de conseguir uma entrevista com um comissário de bordo do que aqueles que não têm. Fluência em uma segunda língua como espanhol, francês, alemão ou japonês também é altamente desejável, especialmente se você deseja trabalhar para uma transportadora aérea que atende mercados nos quais essas línguas são predominantemente faladas, tanto na Europa quanto no exterior. Outras qualificações básicas incluem cidadania europeia ou estrangeiro registrado com direitos trabalhistas nos Estados Unidos, junto com a identificação da previdência social e um passaporte válido.
Você deve estar disposto a se mudar para aceitar uma posição de comissário de bordo, pois as vagas ocorrem em cidades "hub" aleatórias em toda a Europa e no mundo; frequentemente, estes não serão na cidade onde você está residindo atualmente.
Embaixadores de relações públicas
Uma aparência bem cuidada, com peso adequado à altura e sem tatuagens, cicatrizes ou piercings visíveis são essenciais para se tornar um candidato a comissário de bordo, já que os comissários atuam como embaixadores de relações públicas para seus empregadores em todos os momentos. Cada novo contratado também deve se submeter a um exame físico abrangente e verificação de antecedentes. Algumas companhias aéreas também têm requisitos físicos mínimos para coisas como altura ou visão.
Mas ser aceito para uma vaga de comissário de bordo é apenas o começo, com a maioria das companhias aéreas exigindo um período de treinamento de seis semanas para testar as habilidades mentais e agilidade física do candidato. Depois de ser aprovado em todos os exames de treinamento, você será testado e avaliado por um curto período de tempo servindo a bordo de um vôo comercial real. Um exame final que inclui um cenário de emergência é o obstáculo do teste final para se tornar um comissário de bordo certificado.
Depois de ganhar suas asas, você está pronto para fazer as malas para se mudar para onde for necessário dentro do sistema da companhia aérea e começar a ganhar uma média de 26.900€ anualmente.