Como se tornar um professor de economia doméstica?
Gonçalo William Mota Borges
• 3 min de leitura
Já se foi o tempo em que a economia doméstica se limitava apenas a cuidar da casa. O assunto agora cresceu para abranger tópicos muito atuais e relevantes, como saúde e bem-estar, gestão de dinheiro, relações familiares, cuidados de adultos e crianças. A tarefa do professor de economia doméstica é orientar os alunos no aprendizado dessas importantes lições de vida.
Lidar com comportamentos adolescentes normais
Uma vez que os alunos de economia doméstica geralmente são adolescentes ou adolescentes, o professor deve possuir não apenas habilidades técnicas sobre o assunto, mas também a capacidade de lidar com os problemas e comportamentos adolescentes normais, criatividade e paciência. Com tópicos sensíveis e geralmente carregados de emoção, como família e relacionamentos românticos, um professor de economia doméstica deve ser capaz de abordar e discutir essas questões pessoais sérias com criatividade e paciência.
Este artigo apresentará os pré-requisitos mais básicos para se tornar um professor de economia doméstica.
Adquira um diploma universitário. Um diploma de bacharel em ciências da família e do consumidor é necessário para se tornar um professor de economia doméstica. Os assuntos mais importantes de que você precisa para se firmar no campo são preparação de alimentos, relações familiares, saúde e nutrição, gestão de recursos familiares, relações familiares, desenvolvimento infantil e opções de têxteis e vestuário. Certifique-se de puxar suas notas o mais alto possível nessas matérias para se tornar mais comercializável no futuro.
Faça cursos adicionais de educação. Aprimore sua educação fazendo cursos extras que enfocam o desenvolvimento de currículos e métodos de ensino. A maneira mais rápida de fazer isso é obter um certificado ou um programa de graduação de associado. Procure oportunidades que possam lhe dar experiência no ensino, como se candidatar a uma posição de graduação ou assistente de ensino em faculdades ou universidades
Obtenha uma licença para ensinar. Faça o exame de licenciamento oferecido pelo conselho estadual de educação. Existem vários requisitos de licenciamento por estado, mas a aprovação no exame Praxis, a conclusão de um programa credenciado no ensino e a prática ou experiência de ensino do aluno são normalmente suficientes. Você também precisa passar no teste de licenciamento Praxis em ciências da família e do consumidor para se especializar em economia doméstica.
Obtenha uma certificação nacional como economista doméstico. Tente adquirir uma certificação da Associação Europeia de Ciências da Família e do Consumidor para se tornar mais competitivo. Você precisa ser aprovado no exame National Family and Consumer Services para adquirir esta certificação. Observe que a certificação AAFCS deve ser renovada a cada três anos. Para fazer isso, adquira setenta e cinco unidades adicionais de desenvolvimento profissional no período de três anos.
Obtenha diplomas de pós-graduação. Um mestrado ou doutorado em ciências da família e do consumidor ou educação secundária é necessário se você deseja prosseguir lecionando em faculdades ou universidades. Também pode ser um requisito para adquirir estabilidade em uma posição de ensino pós-secundário e manter sua licença de ensino. Ter um diploma de ensino superior também o torna receptivo a salários mais altos e progressão na carreira mais rápida.
Economia doméstica é um assunto importante, muitas vezes ignorado e esquecido pela maioria dos alunos. Como professor, é sua tarefa moldar esse assunto de forma criativa para motivar os alunos a fazer os alunos perceberem seu valor. Com lições que ensinam habilidades para a vida, ser professor de economia doméstica tem grande responsabilidade em moldar e preparar os alunos para uma vida de sucesso pela frente.