Então você quer ser capitão? Se você quer seguir uma carreira no manuseio de embarcações aquáticas, terá que refletir um pouco sobre a ideia, pois se trata de um rompimento radical com as carreiras terrestres usuais. Mas se você realmente ama o mar aberto, então esta pode ser uma boa escolha de carreira.
Licença emitida
Se você tiver dinheiro, pode comprar seu próprio barco e se declarar "capitão" desse navio em particular. Se você realmente deseja ser um capitão reconhecido pelo governo em um navio em condições de navegar (e ser contratado com "capitão" como a descrição do cargo), você terá que passar por um processo árduo para obter uma licença emitida pela Guarda Costeira de seu país. Claro, nada disso será tão difícil se você realmente ama velejar e estar na água.
Perícia. O fator determinante mais importante de suas chances de ser capitão é sua experiência no mar. É bastante interessante notar que se pode contar com a experiência nos navios em geral como uma prova daquela época no mar. Contanto que você seja um pessoal devidamente empregado em um navio - seja você uma camareira ou um DJ em uma discoteca de navio de luxo - - e o capitão desse navio tenha atestado seu tempo passado no mar, você pode usar essas horas de experiência como parte de seu aplicativo.
Navegabilidade. É aqui que se torna tedioso. Espera-se que os aspirantes a capitão estejam muito familiarizados com as condições do mar. Quão familiarizado? Você deve ter passado 360 dias dos últimos cinco anos no mar. Cada um desses dias deve ter pelo menos quatro horas de exposição por vez. Este é o requisito obrigatório da Guarda Costeira dos EUA no momento. Então, claramente, um viciado em televisão não poderia simplesmente se tornar um capitão em um piscar de olhos. É preciso realmente planejar isso a longo prazo e mapear possíveis caminhos de carreira ao longo do caminho.
Referências de personagens. As referências de personagens também são importantes. Pelo menos três são exigidos pela Guarda Costeira. Essas pessoas devem ser capazes de atestar suas habilidades como marítimo. Ex-chefes ou superiores de navegação são boas escolhas como referências de personagem.
Aptidão física e mental. Você terá que provar que está em sua melhor forma e que é capaz de dirigir seu navio física e mentalmente. Como procedimento de triagem, você também deverá testar a presença de substâncias proibidas.
Habilidades de liderança. Como capitão, espera-se que você seja a autoridade a bordo. Por isso, espera-se que os capitães saibam de cor as regras de navegação estabelecidas pela Guarda Costeira. Você também deve ser hábil em planos de contingência para situações de emergência. Familiarize-se com os primeiros socorros básicos e a ressuscitação cardiorrespiratória (RCP), pois esses também estão entre os requisitos.
Familiaridade com tecnologia. Familiarize-se com a tecnologia e os jargões envolvidos na navegação. Em particular, você deve estar familiarizado com quaisquer tecnologias especializadas que certas embarcações possam implicar.
Verificação em segundo plano. Esteja preparado para uma verificação completa de antecedentes e impressões digitais. A Guarda Costeira quer ter certeza de que o título de Capitão só seja concedido àqueles que realmente o merecem.
Ser capitão de um navio não significa apenas gritar ordens para seus companheiros. É uma questão de liderança e responsabilidade. E as autoridades asseguram-se de que essa responsabilidade seja atribuída a indivíduos dignos com as habilidades e capacidade para lidar com ela.