Embora duramente afetado pela crise financeira de 2008-2009, o setor financeiro continua sendo uma importante fonte de empregos. Oportunidades para entrar na área estão disponíveis em todos os níveis de educação, e muitas empresas maiores buscam desenvolver talentos e promover a partir de dentro da empresa. A seguir está uma visão geral de onde essas oportunidades podem ser encontradas.
A empresa financeira envolve atender chamadas telefônicas
Atendimento ao cliente por telefone A porta de entrada tradicional para o emprego em muitas grandes empresas, o atendimento ao cliente por telefone em uma empresa financeira envolve atender chamadas de proprietários de apólices e acionistas e pesquisar ou resolver problemas conforme apropriado. As empresas financeiras levam o seu "Nível de serviço" - a rapidez com que uma chamada é atendida - muito a sério, e representantes experientes por telefone podem encontrar emprego mesmo em uma economia em crise. Esteja ciente, no entanto, que o atendimento ao cliente por telefone em geral tem um alto índice de burnout, e as empresas estão cada vez mais experimentando terceirizar parte ou todas essas funções no exterior.
Operações de back-office
Outra função de "porta de entrada", os representantes de Operações em empresas financeiras estão envolvidos na execução efetiva das ordens de compra e venda, bem como na abertura e encerramento de contas e atualização de arquivos de contas. Os cargos de operações estão entre os mais comuns e têm o maior número de candidatos concorrentes. Lembre-se, no entanto, de que essas funções também estão cada vez mais sendo terceirizadas no exterior.
Gestão e análise de carteira Os fundos mútuos - o carro-chefe da indústria de serviços financeiros no início do século 21 - vendem essencialmente ações de uma carteira de investimentos composta por ativos agregados dos acionistas. Mesmo os fundos de índice administrados de forma passiva, no entanto, exigem que os gerentes e analistas decidam quais ações e títulos adicionar à carteira do fundo e que realmente comprem essas ações e títulos no mercado aberto. Eles também devem monitorar o dinheiro que entra ou sai do fundo e ajustar o tamanho da carteira do fundo de acordo. Esses cargos geralmente exigem um diploma universitário - graus de pós-graduação ou mais são cada vez mais a norma. O potencial de ganhos (e o nível de estresse) é alto para aqueles que chegam ao nível de gestor de fundos.
Emprego no setor financeiro, especialmente para cargos de representante de operações e telefone, é bastante simples - até o networker mais fervoroso deve passar pelo escritório de recursos humanos da empresa. Muitas grandes empresas oferecem bônus a funcionários que indicam candidatos qualificados para contratação, portanto, obter uma visão interna de uma empresa e sua cultura pode não ser muito difícil. Como acontece com muitas grandes empresas, as financeiras tendem a utilizar trabalhadores temporários no início, ao sair de uma recessão. Aqueles que buscam obter o proverbial pé na porta nesta economia desafiadora fariam bem em se registrar com agências especializadas na área.