Como encontrar empregos em gerenciamento de desastres naturais?
Kelly Nicole Sá de Pinho
• 3 min de leitura
Os desastres naturais costumam ser tempos de destruição, mas você sabia que, na maioria das vezes, os desastres naturais abrem o caminho para a criação de certos empregos e oportunidades? Não quero dizer que pareça aproveitar a oportunidade de uma situação ruim, mas os desastres naturais exigem que as pessoas administrem as catástrofes para alcançar a segurança contra desastres que leva à prevenção de mais danos às pessoas e à sua comunidade. A gestão de desastres requer muita coragem e força de vontade. Se você quiser, aqui estão várias janelas abertas para você:
Equipe de operações de resgate / resposta a emergências. Quando ocorre um desastre natural, são necessárias equipes de resposta a emergências que possam responder ao local imediatamente e fornecer procedimentos de gerenciamento de emergência. Essas pessoas têm a tarefa de ser as primeiras a analisar quaisquer vítimas causadas por desastres naturais (geralmente tirando fotos e relatando-as aos gerentes de planejamento) e fornecer primeiros socorros adequados ou medidas de resgate para as pessoas afetadas. Na maioria das vezes, as vidas das equipes de resgate estão em risco porque também são humanos, que não são totalmente imunes aos elementos. Um treinamento especial e o desejo de ajudar os necessitados são exigidos daqueles que desejam fazer parte da equipe.
Gerente de planejamento de desastres. A gestão de desastres envolve a criação de uma equipe de coordenação que é responsável pela direção de diferentes equipes que auxiliam na redução de potenciais vítimas de desastres naturais. A função do gerente é supervisionar as operações e facilitar o planejamento de desastres para medidas que evitarão mais danos às comunidades atingidas. Freqüentemente, eles também têm a tarefa de identificar possíveis riscos de desastres que contribuirão para o número de vítimas. Por esse motivo, os gerentes precisariam de fotos dos locais, estatísticas sobre vítimas e informações sobre as comunidades mais prejudicadas pelo desastre natural ocorrido.
Serviços de socorro. Os serviços de socorro oferecem ajuda imediata às pessoas afetadas por desastres naturais, como alimentos, bebidas, roupas, abrigo e remédios para quem precisa. Os serviços de socorro geralmente coordenam a coleta de produtos de socorro a serem transportados e dados às famílias que mais precisam deles.
Trabalhos sociais. Os desastres costumam trazer traumas psicológicos e emocionais para aqueles que foram afetados. Freqüentemente, os assistentes sociais são necessários em locais de desastres para ajudar na saúde emocional e psicológica das vítimas. Freqüentemente, eles fornecem informações e aconselhamento para as pessoas afetadas por desastres naturais. Os assistentes sociais também garantem que crianças, mulheres e idosos estão protegidos de mais danos, porque são considerados grupos vulneráveis. Em alguns casos, os assistentes sociais também fornecem ou facilitam meios para as famílias se recuperarem de desastres.
Especialistas em saúde médica. Obviamente, especialistas médicos são necessários no campo em tempos de desastres para atender às vítimas e aos feridos pela catástrofe. Mais particularmente, são necessários especialistas de campo com amplo conhecimento no tratamento de danos corporais massivos sem a necessidade de equipamentos médicos sofisticados, porque o tratamento das vítimas deve ser realizado de maneira rápida, mas eficiente, e isso geralmente é feito com ferramentas e tecnologias limitadas.
O gerenciamento de desastres requer muito raciocínio rápido e execução rápida, então certifique-se de pensar e agir rápido porque vidas estão potencialmente em risco com suas ações e decisões.