Perdas podem ser evitadas e vidas podem ser salvas quando há um plano formal e bem coordenado estabelecido de antemão para um desastre natural. Há muito a ganhar com um planejamento eficiente de desastres. Os procedimentos de emergência podem fazer muito, mas ter uma lista de coisas a fazer na preparação para um desastre natural prepara você mental e fisicamente para qualquer emergência.
Os desastres naturais vêm sem aviso prévio, e isso reforça a necessidade de gerenciamento de desastres - para uma empresa, loja ou até mesmo para sua família. Os desastres naturais podem variar de furacões a terremotos, qualquer um dos quais pode ceifar vidas ou danificar plantações e propriedades sem aviso prévio. O gerenciamento de emergências pode diminuir os danos e salvar mais vidas do que se não houvesse sistemas configurados para segurança contra desastres.
Existem etapas a serem seguidas quando você planeja um desastre natural. Aqui está uma lista de alguns deles:
Peça ao seu capítulo local da Cruz Vermelha ou ao escritório de gerenciamento de emergências lembretes sobre riscos de desastres e procedimentos de gerenciamento de emergências. Este também é o melhor momento para perguntar que tipo de desastre pode ocorrer. Você também pode solicitar uma lista de procedimentos de emergência que devem ser realizados em cada tipo de desastre.
Cada comunidade tem seu próprio conjunto de sinais de emergência. Descubra o que são - como soam e o que significam. Saber o que fazer imediatamente lhe dá uma vantagem em qualquer emergência.
Informe-se sobre qualquer planejamento ou plano de gerenciamento de desastres que o seu local de trabalho, a escola ou creche de seus filhos ou a sua igreja tenham. Também seria bom descobrir qualquer plano de gestão de desastres para ajudar os idosos ou pessoas com deficiência.
Discuta os perigos dos diferentes tipos de desastres naturais, como furacões, tornados e terremotos. Inclua discussões sobre o que pode acontecer e o que deve ser feito nesses casos. Planeje como cada um de vocês vai reagir e quais são as responsabilidades de cada um, para poder trabalhar em equipe.
Defina um local de encontro alvo em caso de um desastre natural, um nas proximidades de seu local de trabalho ou casa, e outro fora de sua vizinhança imediata. Este é o lugar que todos devem tentar alcançar quando acontece um desastre natural. Combine um contato fora do estado para o qual todos devem tentar ligar. Depois de um desastre natural, às vezes é mais fácil fazer uma ligação de longa distância.
Prepare um kit de suprimentos para desastres. Abasteça-o com suprimentos de primeiros socorros. Prepare caches de água e comida (eles devem ser substituídos a cada seis meses) que devem ser suficientes para três dias. Prepare luzes de emergência como lanternas com baterias (certifique-se de que as baterias sejam novas) ou sinalizadores. Inclui um rádio alimentado por bateria no kit para que você possa ouvir as atualizações.
Reveja o plano que você preparou regularmente e visualize-se colocando-o em ação.
Existem várias outras maneiras de planejar um desastre natural que correspondem à sua situação particular. Aqueles que têm bebês ou crianças pequenas precisarão de leite e outros alimentos em seu estoque de alimentos, juntamente com as fraldas. Idosos ou deficientes físicos também podem ter necessidades especiais que deveriam ser consideradas no plano.