Já sonhou em trabalhar em todo o mundo? Muitas pessoas fantasiam, mas quando chega a hora, a maioria fica em casa e viajar faz parte das férias. Mas se você tem habilidades, o trabalho internacional não é tão difícil quanto parece. Se você tem coceira nos pés, terá a chance de não apenas olhar para outras culturas como turista, mas participar delas como um colega de trabalho, e isso é muito diferente. Esse tipo de experiência é como ganhar um novo par de olhos e você nunca mais verá o mundo da mesma maneira.
Se você tem filhos, a experiência será um reservatório permanente de ideias e experiências que nunca os deixará. E com um salário internacional, a viagem de volta paga e as possibilidades de um subsídio de subsistência e até educação subsidiada para os filhos, muitas vezes é uma bonança financeira. Se a qualidade da educação para crianças for uma preocupação, você descobrirá que as escolas internacionais em muitos países têm padrões e expectativas muito além da sua escola local e, com o Bacharelado Internacional e outros padrões, as notas serão reconhecidas quando eles voltarem para casa. E para sua carreira, você terá a chance de assumir funções de liderança e treinamento muito mais cedo, e isso pode ser mais gratificante do que apenas ficar em seu cubículo habitual. Se você leu até aqui, você pode ter o desejo de viajar, então comece a sonhar. Siga estas etapas simples:
Passo 1
Avalie a si mesmo. Você pode ensinar a outras pessoas sua especialidade? Voce e paciente? Se você é do tipo "meu jeito ou o tipo de estrada", faça-nos um favor e fique em casa! Você está razoavelmente calmo no sentido de que, quando algo não funciona, você procura caminhos alternativos e não explode?
Passo 2
Verifique seu empregador atual. Se você faz parte de uma empresa internacional, pergunte ao departamento de RH se há alguma chance de trabalhar no exterior. Se não houver nenhum, é hora de pensar em ser independente. Ou verifique outras empresas no mesmo ramo geral de negócios.
Etapa 3
Faça uma pesquisa na internet. Comece com agências de desenvolvimento internacional e empresas que trabalham internacionalmente. Observe as posições e lances anunciados ou contratos que foram concedidos e as posições de consultoria incluídas. Leia os termos de referência para essas licitações e contratos. Acesse este site: dev.zone.org. Você ficará surpreso com o que encontrará!
Passo 4
Navegue por revistas e jornais internacionais. Muitas dessas revistas, como The Economist ou The International Herald Tribune, anunciam posições internacionais e frequentemente detalham os requisitos para tal. Isso lhe dará algumas idéias sobre o que focar ao atualizar suas habilidades e experiência.
Leia seus dados e identifique seu foco. Isso é necessário para que você possa concentrar sua energia, pesquisa, atualização e networking em algumas áreas nas quais acha que tem boas habilidades e experiência.
Etapa 6
Avalie e atualize suas habilidades e experiência. Atualize em áreas onde você acha que precisa de melhores habilidades e onde os sites de empregos internacionais estão colocando ênfase. Além disso, obtenha mais experiência. Voluntário com organizações internacionais fazendo trabalho internacional. Faça edu-turismo nas suas férias. Confira os sites de turismo voluntário. Esta é uma indústria em expansão e uma grande chance de adicionar um pouco de exposição ao seu currículo.
Etapa 7
Faça um curso de certificado de ensino em tempo parcial. Existem centenas de empregos para professores realmente interessados em quase todas as disciplinas que você possa imaginar.
Se você é engenheiro, técnico ou contador, as chances são muito boas. Mas eles são tão bons se você for um mecânico ou tecnólogo civil. Depois de começar a trabalhar em um projeto, e ganhar suas chances como um internacionalista confiável, as ofertas vão rolar. Há surpreendentemente poucas pessoas, especialmente no norte da Europa, com desejo por este tipo de trabalho e se você for eficaz, a palavra se espalha rapidamente.