As ferramentas da Web 2.0 permitem que escritores profissionais e não profissionais aprimorem seu trabalho em termos de conteúdo, organização, estilo, gramática e ortografia. Encontrar informações é rápido e fácil e o compartilhamento de ideias está simplesmente na ponta dos dedos.
Um computador e uma conexão à Internet são tudo de que você precisa. Existem muitos desenvolvedores que oferecem ferramentas interativas gratuitas que os escritores podem usar para desenvolver e expandir seu trabalho. As ferramentas da Web 2.0 definitivamente enriquecem o corpo do trabalho de um escritor.
Pesquisa utilizando ferramentas web 2.0. Muitos dos sites da Web 2.0 são ricos em informações que você pode usar como base para qualquer tópico existente. Scholarpedia, Wikipedia, Squidoo e About.com são apenas alguns dos muitos que você pode encontrar. Os contribuidores tornam esses sites possíveis. Mas uma palavra de cautela: não use apenas um site ao fazer pesquisas. Verifique o conteúdo usando diferentes sites. Alguns sites têm ferramentas de pesquisa elaboradas em comparação com outros.
Use sites da web 2.0 para verificação gramatical e ortográfica. Alguns recursos de verificação ortográfica e gramatical de softwares populares de processamento de texto parecem não detectar todos os erros. Portanto, só para ter certeza, use as ferramentas de gramática e verificação ortográfica da Web 2.0. Definr e Gramlee podem ajudá-lo. De acordo com Gramlee, editores profissionais verificam blogs, e-mails, contos, romances, trabalhos de faculdade e muito mais para verificar a ortografia, gramática, brevidade, pontuação, estilo, legibilidade, estrutura e muito mais. Observe que a Gramlee cobra uma taxa por seu serviço.
Trabalhe em seus documentos online. No mundo móvel de hoje, a capacidade de abrir seu trabalho escrito de qualquer desktop, laptop ou dispositivo móvel com acesso à Internet é importante para muitos escritores e não escritores. Uma série de ferramentas da Web 2.0 permite a criação, edição, salvamento e compartilhamento de documentos online. Isso significa que você realmente não precisa usar um dispositivo de armazenamento. Zoho Writer e Google Docs são duas ferramentas gratuitas da Web 2.0 que você pode empregar. Se você está acostumado com o Microsoft Word, não terá dificuldade em usar essas duas ferramentas. Além do mais, o Zoho Writer e o Google Docs são gratuitos. Seus documentos podem ser salvos em pastas, baixados para sua mídia de armazenamento físico, compartilhado por e-mail ou publicado na web. Não se esqueça de verificar as ferramentas de planilha e ferramentas de apresentação do Zoho e do Google Docs.
Experimente as ferramentas da web 2.0 para recortar e salvar. Agora você pode recortar capturas de tela que achar úteis de outros sites. Algumas das ferramentas mais populares desse tipo são Evernote, ClipClip, Clip2Net e Kwout. A criação, o recorte e o compartilhamento de notas na Internet são possíveis com o uso do Evernote. O Kwout oferece a capacidade de cortar uma parte de uma página da web. Você pode até capturar cenas de filmes.
Aprimore suas habilidades de redação de conteúdo. Vários sites são voltados para redatores de conteúdo. website, Associated Content, Helium e Mahalo são apenas alguns dos muitos locais onde vários tipos de artigos informativos são bem-vindos. As contribuições são muito encorajadas e os ganhos com a publicidade são compartilhados entre os redatores.
As ferramentas da Web 2.0 são interativas e ajudam os escritores a melhorar o conteúdo e também a qualidade do seu trabalho. Antes de decidir se ater a um conjunto de ferramentas da Web 2.0, certifique-se de ter experimentado as outras. Cada ferramenta tem seus próprios pontos fortes e fracos. Encontre as ferramentas que você acredita que podem ajudar melhor em suas necessidades de escrita.