A pintura Tole, também chamada de pintura decorativa, foi originalmente usada para projetar estanho e metal, embora hoje seja usada em praticamente qualquer tipo de superfície lisa. A pintura de tole é uma forma de enfeitar os itens e torná-los ainda mais especiais, com um gasto mínimo. Pronto para começar a aprender este estilo de arte? Leia:
Dobradiças de pintura Tole
Prepare os materiais. Para iniciar o seu projeto, você deve ter o seguinte: o item que deseja decorar, a tinta, os pincéis. Prepare o item que deseja decorar certificando-se de que a superfície esteja lisa e plana; se for uma peça de madeira, pode ser necessário usar lixa, e se for de vidro, basta limpá-la bem. Com relação à pintura, as escolhas comuns são acrílico e óleo. O acrílico é bom porque seca rapidamente, enquanto o óleo é bom porque as cores combinam bem. Teste os dois tipos de tinta para ver qual funciona melhor para você. Por fim, compre pincéis de boa qualidade porque muito do sucesso de sua pintura depende da qualidade dos pincéis. Compre um conjunto de pincéis para iniciantes que inclui pontas finas, em forma de leque, angulares e redondas.
Prática. Antes de iniciar seu projeto, pratique primeiro as pinceladas na tela. Existem seis pinceladas básicas usadas no estilo de pintura tole. Esses seis são os seguintes: a vírgula, a lágrima, o traço do semicírculo, a linha trabalhada e os traços C e S.
A vírgula é um dos golpes mais úteis. Crie essa pincelada carregando seu pincel com tinta, aplicando pressão na superfície e puxando o pincel em sua direção. Você terá criado um traço com uma cabeça, uma barriga e afinando para uma cauda - uma forma semelhante a uma vírgula. Você pode criar um traço de vírgula indo para a esquerda, para a direita ou para baixo.
O traço de semicírculo é criado começando em um lado e habilmente deslizando o pincel para cima e para baixo para criar uma curva C.
Crie designs. A chave para um design de tole eficaz é criar um padrão com traços suaves e contínuos. Quando você usa as pinceladas, a técnica comum é girar a superfície na qual está pintando para que ainda possa puxar o pincel confortavelmente em sua direção. Os padrões comuns criados por iniciantes incluem margaridas, pétalas e rosas. Reserve um tempo para procurar diferentes padrões na Internet, e as imagens que você vê podem inspirá-lo a criar seus próprios designs.
Encontre recursos. Se você quiser aprender projetos mais complicados, é melhor investir em livros e revistas que discutam a pintura de papéis em detalhe. Por meio desses recursos, você poderá ter acesso a vários padrões e golpes mais avançados que o ajudarão a aprender mais sobre este ofício. Reserve um tempo para procurar em sua biblioteca local os materiais de recursos disponíveis.
Aí está! Estas são algumas diretrizes básicas a serem lembradas para que você possa aprender o estilo de pintura da tole. Esta é realmente uma técnica muito fácil de aprender e também tem um efeito terapêutico e relaxante. As decorações atraentes que você coloca em itens comuns serão apenas um grande bônus! Boa sorte e espero que tenha ajudado!