Os comerciais de rádio mais memoráveis são aqueles divertidos de ouvir, que geralmente ficam gravados na cabeça muito tempo depois de o anúncio ter sido veiculado. Os comerciais de rádio devem ser escritos tendo o público em mente. Precisa ter humor. Precisa ser informativo. Precisa ser atraente. É importante conhecer seu público. Você precisa saber a demografia dos ouvintes que você tem como alvo: sua idade, sexo, situação econômica e até mesmo suas preferências. Na maioria das vezes, o gênero do programa em que o comercial vai ao ar ditará se o anúncio será ou não eficaz.
Considere seu público-alvo. Diferentes formatos de programas de rádio são geralmente criados dependendo do grupo demográfico que atende. Para criar um comercial eficaz, você precisa ouvir outros comerciais do mesmo gênero para ver o que os move. Os ouvintes ficarão mais inclinados a ouvir seus comerciais e encontrar interesse em seu produto se eles forem direcionados e formatados adequadamente. Por exemplo, os ouvintes de talk shows intelectuais seriam atraídos por comerciais que apelam à mente. Enquanto isso, os ouvintes dos programas de entrevistas do showbiz seriam atraídos pelo endosso de celebridades.
Use sua imaginação. Exibir anúncios no rádio não é como exibir um comercial na TV. Com o rádio, você não pode projetar imagens em uma tela. Em vez disso, as imagens são criadas pelos ouvintes em suas mentes. Portanto, certifique-se de usar palavras-chave e frases que os inspirarão e incitarão a visualizar seu produto em suas cabeças. Seja o mais descritivo possível.
Famoso piloto de corrida
Escolha a voz. Você também precisa escolher as personalidades que endossarão seus produtos. Será um anfitrião ou celebridade conhecida? Ou o comercial será lido por um locutor profissional ou apresentador? De qualquer forma, ele ou ela deve estar entusiasmado com o anúncio, a fim de atrair ouvintes que não têm nada além do tom de voz para ouvir. Essas personalidades também devem ser relevantes para o produto ou serviço anunciado. Por exemplo, um famoso piloto de carros de corrida pode ler melhor um comercial de óleo de motor. Um dono de restaurante pode ler melhor um comercial de um alimento e assim por diante.
Determine o comprimento. Os anúncios de rádio podem variar de preço, mas geralmente são divididos em anúncios de 15, 30 ou 60 segundos. Um comercial, portanto, precisa ser conciso, dada essa restrição de tempo. Além disso, algumas estações podem impor um limite quanto ao número permitido de vezes que você pode inserir o nome da empresa ou do produto em um comercial. Normalmente, você pode fazer isso duas vezes para um comercial de quinze segundos, enquanto um comercial de trinta segundos permite três menções.
Prática. Depois de preparar um rascunho, você ou o locutor pode praticar a leitura usando um cronômetro para poder acompanhar o ritmo do material no tempo alocado. Isso é especialmente útil para comerciais transmitidos ao vivo. Provavelmente, você precisará processar alguns efeitos sonoros para fazer o corte final. Portanto, você também precisa dê bastante tempo para esses efeitos sonoros quando estiver cronometrando o comercial.