Como proteger sua conta do Google Adsense contra suspensão?
Luciana da Cruz Filho
• 3 min de leitura
A publicidade é a principal fonte de receita do Google e, como tal, a empresa se esforça para garantir que o sistema esteja livre de fraudes. Para a maioria dos sites, o Google AdSense representa uma grande parte da receita, por isso é devastador que sua conta seja suspensa ou, pior, encerrada. Aqui estão algumas coisas que você deve evitar ou prevenir completamente para garantir que sua conta do AdSense não tenha problemas.
Clickfraud - A maneira mais fácil de cortar sua conta pelo Google é ser pego em flagrante ao clicar em seus próprios anúncios. Não importa se você clica em si ou se usa um script de software. O Google chama isso de fraude de cliques, e é claramente contra os termos de serviço do AdSense. Como regra, nunca clique em seus próprios anúncios.
Cloaking - Isso é feito ocultando ou alterando seu endereço IP para que você possa clicar em seus próprios anúncios com menor probabilidade de ser descoberto. Mas se for descoberto, você ainda será penalizado com suspensão ou cancelamento, a menos que tenha uma boa explicação para clicar em seus próprios anúncios.
Posicionamento impróprio de anúncios - Os termos de serviço do AdSense proíbem explicitamente a colocação de anúncios do AdSense em sites adultos. O ToS também proíbe a colocação de anúncios em conteúdo em idiomas diferentes. Portanto, se você veicular anúncios em inglês, eles não devem aparecer em uma página da web que exibe predominantemente outro idioma. Você também não deve enganar os leitores fazendo-os clicar em anúncios, tornando-os muito semelhantes aos links de navegação. O Google também não gosta quando você coloca anúncios ao lado de imagens, pois eles podem ser confundidos com links de navegação. Em vez disso, tente tornar seus anúncios mais atraentes e clicáveis colocando-os no alto de sua página da web ou logo após o conteúdo principal, para que os leitores encontrem interesse nas palavras-chave e nos títulos dos anúncios exibidos pelo AdSense.
Spamming - o envio de spam incessante e irreverente também lhe causará problemas. Às vezes, as pessoas tentam enganar o sistema usando táticas de otimização de pesquisa de chapéu preto. Eles simplesmente repetem e repetem palavras-chave, escondem-nas em texto oculto e usam redirecionamentos sorrateiros. Não só a sua página será penalizada por esta tentativa inescrupulosa de burlar o sistema, como também será impedido de exibir anúncios vitalícios.
Malware e links ruins - o Google também conhece seus amigos. Se você criar links para páginas que o Google considera "ruins", com certeza estará na lista de observação deles. Esses sites incluem sites que contêm software malicioso, pornografia infantil e semelhantes. É melhor você ter cuidado porque você pode ir para a lista de ocorrências em nenhum momento! Não se preocupe, o Google não discrimina. Eles apenas alertam aqueles que parecem estar vinculados a sites que estão ligados a golpes e outras atividades ilegais. Se você tiver vinculado por engano a sites de badware, poderá simplesmente remover esses links e conteúdo e solicitar a remoção por meio das Ferramentas do Google para webmasters.
A lição aqui é não enganar o sistema. Basta jogar o jogo justo. Tente aumentar o tráfego melhorando seu conteúdo e com alguma otimização de mecanismo de pesquisa honesta.