Algumas pessoas têm um jeito natural com as palavras ao falar ou escrever, o restante de nós provavelmente precisará trabalhar muito para obter a mesma proficiência. A indústria da publicidade sempre buscou pessoas talentosas e criativas que podem ter grandes ideias na queda de um chapéu. Mas e se você não se sentir criativo ou talentoso? Na verdade, as agências de publicidade geram tanto hype sobre os profissionais de publicidade quanto eles geram para os produtos que promovem. É importante lembrar que a publicidade é uma necessidade se você tem um produto para vender. Você não precisa gastar milhares de dólares para promover seus produtos. Definitivamente, existem maneiras mais baratas de fazer com que seu produto ou serviço seja notado e você pode fazer isso seguindo alguns princípios básicos. Mesmo que você não seja um 'escritor', você ainda pode escrever uma boa cópia para suas necessidades promocionais, se tiver um bom domínio da linguagem que pretende usar. Algumas sugestões úteis estão listadas abaixo para você começar!
Passo 1
Conhecimento é poder. Palavras mais verdadeiras nunca foram ditas. A regra fundamental para escrever uma boa cópia é ter um conhecimento completo de seu produto e de seu cliente. Você deve ser capaz de acreditar e apreciar a 'bondade' do seu produto. Se você não acredita nisso, como vai fazer com que outros o comprem? A mesma regra se aplica ao seu cliente. Ao vender um produto ou serviço, tenha em mente o seu mercado-alvo. Quem vai comprar e usar seu produto ou serviço? O que atrai essas pessoas? Construir um perfil de cliente e testar a eficácia de sua campanha promocional o ajudará a escrever exatamente o que o cliente deseja ver ou ouvir.
Passo 2
Chame a atenção do cliente. Sua cópia deve ser marcante o suficiente para chamar a atenção do cliente imediatamente nos primeiros 10 segundos. Portanto, as primeiras palavras devem ser marcantes, em negrito e difíceis de serem perdidas ou ignoradas. Para manter o interesse contínuo do cliente, ofereça benefícios e brindes que o cliente irá apreciar muito. Se você fosse começar sua cópia com o seu próprio histórico ou com a história da empresa, é provável que o cliente se entedie e siga em frente.
Etapa 3
Estilo de escrita. Mantenha o texto curto, sucinto e relevante. Use títulos em negrito e parágrafos curtos para transmitir sua mensagem. A linguagem que você usa deve ser simples, mas interessante. Certifique-se de verificar a gramática, formato e ortografia. Nada afasta mais o leitor do que uma cópia mal escrita.
Passo 4
Criando urgência. Sua cópia deve ser capaz de transmitir a ideia de que agora é o melhor momento para agir de acordo com sua mensagem e adquirir imediatamente seu produto ou serviço. Uma maneira de fazer isso é oferecer alguns benefícios para os madrugadores.
Siga as orientações fornecidas acima e você deve ser capaz de fazer cópias fantásticas que irão destacar seus produtos ou serviços e fazê-los vender. Se esta for sua primeira tentativa, pode levar algum tempo e muitos rascunhos ásperos e rasgados antes de você atingir o alvo. O truque é continuar até chegar a esse ponto!