Como evitar erros médicos com médicos e hospitais?
Gil Pacheco de Santos
• 4 min de leitura
Erros médicos não são incomuns. Os hospitais em geral não são infalíveis. Médicos, enfermeiras e outra equipe médica podem cometer erros de julgamento durante o desempenho de suas funções.
Evite erros médicos
Mas existem maneiras de evitar erros médicos com hospitais, médicos e outros profissionais de saúde.
Pratique a divulgação completa. Ao falar com um profissional médico, especialmente ao consultar seu médico, não hesite quando for questionado sobre como está se sentindo, quais são seus sintomas, quais medicamentos você tem tomado, sua dieta e regime de exercícios e qualquer outra coisa que o médico pode perguntar. Todas essas informações são usadas pelo profissional médico para fazer um diagnóstico informado sobre sua condição.
Envie uma cópia dos resultados do seu teste e outros registros médicos ao seu médico. Seu médico os usará para fazer o diagnóstico e construir seu arquivo de histórico médico. Você também precisa manter uma cópia dos registros para você. Se possível, faça cópias eletrônicas digitalizando o documento e convertendo-o em. Arquivos PDF. Depois de convertido, envie uma cópia de seus registros médicos para seu endereço de e-mail. Você pode então fornecer uma cópia de seus registros médicos ao médico ou hospital, caso fique doente ou sofra um acidente enquanto estiver fora do estado ou no exterior.
Solicite a participação de um membro da família caso precise de uma cirurgia. Escolha um membro da família que conheça os diferentes medicamentos que você está tomando, suas alergias, histórico médico, hábitos alimentares, nível de atividade física e outras informações que possam ser úteis para os profissionais médicos que cuidam do seu caso. Um familiar bem informado pode fornecer informações valiosas que o hospital ou profissionais médicos podem usar para tomar as decisões médicas corretas.
Sempre carregue informações médicas pessoais. Você nunca saberá quando um acidente pode acontecer com você. Se você estiver inconsciente, o EMS, o pessoal do pronto-socorro ou o médico que o estiver tratando não poderão perguntar sobre seu histórico médico. Anote informações importantes como medicamentos que está tomando, alergias e reações adversas a certos medicamentos, provedor de seguro médico e pessoa a ser contatada em caso de problemas médicos. Tê-los com você ajudará a equipe médica a evitar cometer erros ao fornecer a você o melhor atendimento possível.
Pergunte. Quando você receber um diagnóstico médico e um plano de tratamento, faça quantas perguntas forem necessárias. Saia do consultório médico com um entendimento completo de sua condição. Se necessário, peça uma segunda opinião. Quando você precisar passar por um procedimento ou fazer um teste, esclareça para que servem os procedimentos e os testes. Seu corpo é sua responsabilidade, então você deve saber exatamente o que aconteceria com ele.
Consulte um médico e um hospital de renome. Procure um médico em quem você confie e com quem se sinta confortável para conversar. Vá a um centro médico que você saiba que tem um bom histórico em termos de atendimento ao paciente.
Nem todos os erros médicos são devidos à negligência de médicos ou hospitais. Como paciente, você desempenha um papel muito importante na prevenção da ocorrência de erros. Uma causa importante de erros médicos é quando os pacientes não fornecem todas as informações necessárias aos seus médicos. Sem as informações adequadas, os médicos não podem fazer um diagnóstico inteligente e bem informado do seu problema médico. Existem outras maneiras de evitar erros médicos. Se você valoriza sua saúde e sua vida, você fará de tudo para evitar que esses erros aconteçam.