Um anestesiologista é um médico treinado responsável por administrar a anestesia e monitorar os cuidados médicos dos pacientes antes, durante e após a cirurgia. Para se tornar um, você precisa passar por um processo longo e tedioso. É algo em que você realmente precisa pensar seriamente. Você tem que entender totalmente o trabalho que isso acarreta, o tempo que você vai investir e, acima de tudo, a enorme responsabilidade da vida de um paciente. Um trabalho de destaque como este não é para todos. Para exercer esta profissão, você precisa estar preparado emocionalmente e fisicamente. Você deve estar cem por cento comprometido, determinado e paciente do início ao fim. Estar ciente do risco ajudará a mantê-lo alerta, pois não há espaço para erros. Se o seu objetivo é se tornar um anestesiologista, continue lendo para saber mais sobre como sê-lo. Isso certamente o trará um passo mais perto de seu sonho tão aguardado.
Já no ensino médio, inclua Biologia e Ciências em sua lista de cursos. Você tem que ouvir seriamente seus professores. É necessário que você obtenha notas exemplares. Todos os aspirantes a médicos, independentemente da área, devem passar por essas aulas. Em seu processo de inscrição, isso ficará muito bom em seu plano de fundo. Isso mostrará que você sabe no que está se metendo.
Logo depois de se formar no ensino médio, matricule-se em um bacharelado de quatro anos na faculdade. Uma vez que você está seguindo uma carreira na área médica, é altamente recomendável que seu diploma de pré-graduação seja novamente, em colaboração com Ciências e Biologia. Vai ficar um pouco mais fácil para você na hora de fazer seu exame de admissão médico. No entanto, este não é um requisito. Você pode fazer praticamente qualquer curso que desejar. O que você precisa lembrar é que, independentemente do curso de graduação que você escolher, você deve manter notas excelentes desde o primeiro ano na faculdade até o quarto e último ano. Apenas os alunos que se formaram como os primeiros da classe têm uma grande chance de serem aceitos em uma faculdade de medicina.
Inscreva-se em uma classe de revisão para exame de admissão médica. Este não é um pré-requisito. No entanto, isso é muito útil, pois você aprenderá o que esperar e ficará mais preparado antes de fazer o teste real.
Faça o exame de admissão médica. Depois de passar, encontre uma faculdade de medicina certificada e adquira um diploma de médico ou um MD. Você levaria mais quatro anos para terminar isso.
Assim que terminar seu curso de medicina, faça um Programa de Residência em Anestesiologia. Isso levará mais quatro anos para ser concluído.
Assim que terminar seu Programa de Residência em Anestesiologia, obtenha a certificação fazendo um exame escrito e oral abrangente e detalhado. Depois de passar por esse estágio final, você pode se formar em sua Residência e ganhar o título de Anestesiologista certificado.
Para se tornar um anestesiologista certificado, seriam necessários pelo menos 12 anos de estudo, treinamento e prática da profissão. Não existem atalhos e você não pode enganar até o fim. Mas, depois de atingir seu objetivo, todo o trabalho árduo, tempo e esforço que você investiu certamente valerá a pena!