A medicina quiroprática é uma técnica relativamente nova na área da saúde, envolvida no diagnóstico e tratamento de distúrbios na configuração mecânica do sistema esquelético do corpo. Acredita-se que tais distúrbios tenham consequências diretas no estado geral de saúde de uma pessoa, afetando assim o pleno funcionamento de seus sistemas, especialmente o sistema nervoso. Conhecida como medicina alternativa, a quiropraxia emprega fisioterapia como o realinhamento da coluna, ossos e articulações e até mesmo o trabalho de músculos e tecidos moles por meio de massagens.
Um grau de Doutor em Quiropraxia (DC) é necessário para que você possa exercer esta profissão.
Em épocas anteriores, bastava terminar dois anos na faculdade para ser elegível para aplicação como quiroprático. Agora, no entanto, você precisa ter pelo menos um diploma de bacharel na faculdade. Uma especialização nas áreas de Biologia, Química ou Física é a mais preferida.
Educação em Quiropraxia
Semelhante à obtenção de um diploma em Medicina, você deverá terminar mais quatro anos na escola, sendo o quarto e último ano dedicado ao estágio supervisionado ou o que é chamado de estágio. Você pode visitar o site do CCE (Council on Chiropractic Education) para obter mais informações sobre como se tornar um quiroprático.
Depois de cumprir as etapas acima mencionadas, o próximo passo é fazer o exame de licenciamento para quiropráticos, a fim de ser reconhecido pelo CCE. Você deve saber que cada estado tem suas próprias leis de licenciamento, portanto, pode ser necessário fazer mais testes ao se mudar para outro estado. Lembre-se também de que você precisa assistir às aulas de educação continuada como um requisito para a renovação anual da licença, sujeito às leis do estado onde você está baseado. E se você optar por se especializar em certas áreas, como neurologia ou ortopedia, para intensificar sua profissão de Quiropraxia, você deve fazer mais treinamento em escolas credenciadas.
Lugar oferece boas oportunidades
Ao decidir qual estado é o melhor local para sua prática, consulte qualquer diretório de Quiropraxia disponível para descobrir qual local oferece boas oportunidades para essa profissão. A faixa salarial dos quiropráticos geralmente depende de sua especialização e anos de experiência. A boa notícia para os aspirantes a quiropráticos é que o emprego nessa área deverá aumentar de 2006 a 2016, o que indica uma grande vantagem em outras ocupações na Europa.
Mesmo assim, por mais que a quiropraxia comande uma boa demanda como medicina alternativa, tenha em mente que ela não tem a mesma credibilidade que outras profissões no departamento de saúde. Médicos, enfermeiras, parteiras e outras ocupações relacionadas à medicina são consideradas de maior prestígio. Como tal, a medicina quiroprática se enquadra como um dos empregos de saúde mais baixos em termos de honestidade percebida e padrão ético. No entanto, a medicina quiroprática continua a atrair pessoas na Europa, Canadá, Austrália e países asiáticos para tentar sua mão neste campo.
O boom da medicina quiroprática pode ser atribuído ao fato de que as pessoas estão agora procurando tratamentos alternativos para doenças. A medicina quiroprática está mais inclinada a oferecer terapia manual com a menor intervenção possível de medicamentos farmacêuticos, e muitas pessoas hoje procuram meios naturais de tratamento ou prevenção de doenças.