Oncologistas são médicos especializados na prevenção e tratamento de tumores. O caminho para se tornar um oncologista definitivamente será difícil, então reserve um tempo para ler essas dicas e fazer pesquisas adicionais antes de decidir se tornar um oncologista.
- Faça uma autoavaliação sobre suas motivações para entrar na área médica. Os oncologistas podem ter o emprego mais bem pago do mundo, mas também o mais estressante. Eles lidam em primeira mão com pacientes muito doentes. Apenas dar a notícia ao paciente e à família já é difícil o suficiente. Mas e se o câncer do paciente estiver em seus estágios terminais e tudo o que o oncologista puder fazer é aliviar o sofrimento do paciente, já que o tratamento não é mais uma opção? Essa situação provavelmente se tornará comum quando você se tornar um oncologista, portanto, certifique-se de estar preparado para o desafio emocional. Para ajudá-lo em sua auto-avaliação, por que não aceitar trabalhos voluntários em hospitais que têm enfermarias de câncer? Assim, você poderá ver por si mesmo o sofrimento das pessoas que sofrem da doença. E se o resultado dessas temporadas voluntárias é o compromisso e a promessa de ajudar os pacientes tornando-se um bom oncologista, então, por todos os meios, se esforce para ser um.
- Estude bastante e tire boas notas no ensino médio. Faça o seu melhor enquanto ainda está no ensino médio. Boas notas aumentarão suas chances de entrar nas melhores escolas de medicina do país.
- Faça todos os cursos e treinamentos necessários para se tornar um oncologista. Ao se matricular na faculdade, certifique-se de matricular-se em disciplinas pré-médicas, como biologia, química orgânica, física, cálculo e inglês. Em seguida, você prosseguirá para um diploma em medicina após concluir esses cursos de pré-requisito. Depois disso, você passará por uma série de treinamentos no trabalho para cumprir seu status de residência em oncologia. Em alguns países, você precisará passar por um teste de credenciamento para obter sua licença de médico primeiro e só então poderá buscar uma residência em oncologia. Por fim, você pode optar por se especializar em um campo específico, como oncologia cirúrgica, para aprofundar seus conhecimentos. Esses dias serão definitivamente muito estressantes com prazos apertados e cenas angustiantes de indivíduos sofrendo enquanto faz sua residência, então prepare-se física e emocionalmente.
Oportunidades de emprego para oncologistas estão disponíveis. Pode-se candidatar a um cargo em um hospital. Trabalhar em pesquisas médicas e estudar as curas para tumores e cânceres específicos é outra opção. Também é possível abrir sua própria clínica para exercer a prática privada.